A filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil
Resumo
O presente artigo tratou de identificar quais são as concepções de filosofia em que os cursos de Pedagogia no Brasil estão fundamentados. Embora haja discussões sobre a filosofia na educação, a singularidade discutida por meio de pesquisa empírica, analisada na revisão de literatura e em Projetos Pedagógicos de Pedagogia, não foi objeto de estudo e justifica a importância do artigo para a educação, sobretudo para a formação de professores. Desse modo, o método da pesquisa se desenvolveu, primeiramente, por meio da literatura de dez trabalhos acadêmicos retirados do Portal de Periódicos da CAPES, com a intenção de proporcionar breve compreensão acerca da realidade da prática docente no Brasil. Posteriormente, foi realizada uma análise documental de 15 Projetos Pedagógicos de cursos de Pedagogia, cuja seleção foi devida ao melhor desempenho das instituições no ENADE, a fim de que houvesse uma interpretação e compreensão das fundamentações filosóficas desses cursos. Por fim, os resultados desses dois processos identificaram duas concepções que subsidiam os cursos: a pragmatista e a marxista, respectivamente. Em que pese o fato de que o uso de autores como John Dewey e Karl Marx, bases teóricas das perspectivas encontradas, não se encontram explícitas em alguns Projetos, argumentou-se que são os principais autores que fundamentam a filosofia dos cursos estudados.
Downloads
Referências
AGUIAR, Letícia Carneiro. (2014). Projeto desenvolvimentista e a gênese do curso de pedagogia em Santa Catarina na década de 1960. Roteiro, v. 39, n. 1, p. 87-102.
ALBUQUERQUE, Helena Machado de Paula; HAAS, Celia Maria; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio. Formação de professores da educação básica no Brasil - Curso de Pedagogia – Licenciatura, em instituições da Região Sudeste. Acta Scientiarum. Education Maringá, v. 35, n.1, p. 105-115, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (CNE). (2015a). Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 ago. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Portal de Periódicos da CAPES. (2015b). Disponível em: www.periodicos.capes.gov.br/.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. A invenção do pedagogo generalista: problematizando discursos implicados no governamento de professores em formação. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
DALBOSCO, Claudio Almir. (2016). A educação como crescimento. Disponível em: http://rdplanalto.com/noticias/18305/a-educacao-como-crescimento. Acesso em: 5 fev. 2017.
DEWEY, John. Democracia e educação. (A. Teixeira, Trad.). São Paulo: Ed. Nacional, 1976.
Faculdade Alves Faria. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da ALFA. Disponível em: http://www.alfa.br/arqsfck/files/PPC%20PEDAGOGIA%20SITE%20by%20Di%20Mango.pdf> . Acesso em: 17 jun. 2016.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, 2002.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, P. 63-97, 2007.
MARCONI, Marina de Andradade; Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Disponível em: http://www.unioeste.br/projetos/histedopr/bibliografia/Teses_Feuerbach.pdf. Acesso em: 25 ago. 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. Disponível em: http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/A-Ideologia-Alem%C3%A3.pdf. Acesso em: 25 ago. 2015.
MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas. Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.51-65, 2001.
MORAES, Jaira Coelho. A formação de professores no curso de pedagogia, licenciatura da FACED/UFRGS: um estudo a partir das diretrizes curriculares de 2006. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
NOBRE, José Aguiar; MENDONÇA, Samuel. Desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil. Curitiba: Appris, 2016.
OLIVEIRA, Danúsia Arantes Ferreira Batista de. A expansão dos cursos de pedagogia em Goiânia: um estudo comparativo. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
OLIVEIRA, Selma Ferreira de. Formação de professores para os anos iniciais de escolarização nos cursos de pedagogia e normal superior. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Júlio de Mesquita, Marília, 2007.
QUILLICI NETO, Armindo. O ensino de Filosofia da Educação no Brasil: Uma análise dos programas de ensino de Filosofia da Educação dos cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo (1988-1998). Tese (Doutorado) - Unicamp, Campinas, 2001.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da praxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
SEVERINO, Antônio José. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, v.32, n.3, p. 619-634, 2006.
SILVA, Margarida Montejano; SORDI, Mara Regina Lemes. A organização do trabalho pedagógico: limites e possibilidades do curso de pedagogia. 29º Reunião Anual da Anped. Caxambu: MG: ANPED, 2006.
Universidade Estadual da Bahia. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UNEB. Disponível: http://www.uneb.br/prograd/files/2014/07/Pedagogia-Licenciatura-Salvador-Campus-I.pdf. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Estadual de Goiás. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UEG. Disponível em: http://www.posse.ueg.br/cdn/ppi_resolucao.pdf. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Estadual de Ponta Grossa.. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UEPG. Disponível em: http://www.uepg.br/catalogo/cursos/2015/pedagogo.pdf; http://uepg.vwi.com.br/conteudo/37/Pedagogia. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Estadual do Pará. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UEPA. Disponível em: http://paginas.uepa.br/prograd/index.php?option=com_rokdownloads&view=file&Itemid=16&id=187:projeto-pedagogico-curso-de-pedagogia . Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Estadual Paulista. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UNESP. Disponível em: http://www.fct.unesp.br/#!/graduacao/pedagogia/projeto-pedagogico/projeto-pedagogico-2015/. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Federal de Goiás. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFG. Disponível em: https://www.fe.ufg.br/p/4238-projeto-politico-pedagogico. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFPE. Disponível em: https://www.ufpe.br/pedagogiacaa/images/documentos/projetopedagociopedagcaa.pdf. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Federal de Santa Maria. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFSM. Disponível em: https://pedagogiadiurno.wordpress.com/ppp/. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Federal de São João Del Rei. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFSJ. Disponível em: www.ufsj.edu.br/.../res015conep2010pedagogia_distancia_anexo_versao_posconsu.d. Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Federal do Pará. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFPA. Disponível em: http://www.ufpa.br/cubt/publicacoes/documento/faecs/pedagogia/PPC_PEDAGOGIA.pdf> . Acesso em: 17 jun. 2016.
Universidade Luterana do Brasil. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da ULBRA. Disponível em: http://ulbratorres.com.br/Arquivos/ppc/PEDAGOGIA.pdf. Acesso em: 17 jun. 2016.
VIEIRA, Josimar de Aparecido. Qualidade da formação inicial de pedagogos: indicadores na visão de egressos. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Educare (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.