Trajetórias educacionais de sucesso em contextos socialmente desfavoráveis

uma abordagem interseccional com licenciandos de matemática

Autores

  • Luiz Felipe de Oliveira Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Joselma do Nascimento Franco Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Esse estudo surge da necessidade de compreender como se deu o sucesso escolar de estudantes pertencentes a camadas populares. A partir de um mapeamento de pesquisas anteriores sobre o tema, verificou-se que existem lacunas que evidenciem a importância da interseccionalidade nas trajetórias educacionais. Portanto, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar, a partir de uma abordagem interseccional, em que condições ocorre o êxito educacional de quatro estudantes de Licenciatura em Matemática. Para tanto, utilizamos como referencial teórico as concepções de Pierre Bourdieu, sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural, Bernard Lahire, no que tange às singularidades e à categoria interseccionalidade que leva em consideração os diferentes fatores de opressão. Como procedimento de pesquisa recorremos as entrevistas narrativas, importante recurso para se compreender contextos. Os resultados obtidos através das análises revelam que o sucesso escolar dos sujeitos da pesquisa deve-se principalmente ao capital cultural adquirido, mas também a fatores como a automotivação e a existência de uma figura de referência. Além disso, evidenciou-se a importância da interseccionalidade no contexto social dos entrevistados, visto que, em muitas das vezes, o preconceito e a discriminação interferiram no processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

LUIZ FELIPE DE OLIVEIRA SILVA; MARCELO HENRIQUE GONÇALVES DE MIRANDA; MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO. Trajetórias educacionais de sucesso em contextos socialmente desfavoráveis: uma abordagem interseccional com licenciandos de matemática. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–25, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/53700. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ DIÁLOGOS FUNDAMENTAIS