Aspectos demográficos dos lagartos Phyllopezus periosus e Phyllopezus pollicaris (Sauria: Phyllodactylidae) em simpatria em área de Caatinga no Nordeste do Brasil

Autores

  • Paulo R. S. de Freitas
  • Frederico G. R. França
  • Daniel O. Mesquita

Palavras-chave:

Demografia, Coexistência, Dinâmica populacional

Resumo

Nesse estudo foram estimados os parâmetros demográficos (densidade, probabilidade de recaptura e sobrevivência) dos lagartos P. periosus e P. pollicaris. A coleta de dados foi realizada em duas áreas de Caatinga no município de Salgadinho – PB, durante os meses de abril de 2012 a abril de 2013. Para as análises de sobrevivência aparente e probabilidade de recaptura, foi utilizado o modelo Cormack-Jolly Sebber (CJS), no software MARK. As estimativas de densidade populacional foram calculadas através da soma dos indivíduos avistados, divididos pela área utilizada no estudo. Phyllopezus periosus apresentou uma taxa de recaptura de 30%, enquanto que seu congênere apresentou uma taxa média de 19%. Phyllopezus periosus e P. pollicaris apresentaram estimativas de sobrevivência de 66% e 94%, respectivamente. Se tratando da densidade, P. pollicaris apresentou densidade populacional maior que P. periosus durante todo o estudo. Ambas as espécies apresentaram variações em suas abundâncias populacionais dependendo da sub-área amostrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

FREITAS, P. R. S. de; FRANÇA, F. G. R.; MESQUITA, D. O. Aspectos demográficos dos lagartos Phyllopezus periosus e Phyllopezus pollicaris (Sauria: Phyllodactylidae) em simpatria em área de Caatinga no Nordeste do Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/22230. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais