Efeitos em curto-prazo das práticas de educação ambiental no ProJovem Urbano, João Pessoa-PB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.30323Resumo
A educação ambiental (EA) tem se tornado uma poderosa ferramenta no que tange o ensino-aprendizagem, exercício da cidadania e conscientização da sociedade sobre a sustentabilidade. Esta pesquisa objetivou avaliar os efeitos em curto-prazo das práticas de EA na escola pública Luiza Lima Lobo, ProJovem Urbano (PJU), João Pessoa (Paraíba), Nordeste do Brasil. Durante os seis primeiros meses do PJU, atividades foram desenvolvidas com os alunos, ressaltando a elaboração de painéis, caminhada ecológica no entorno do bairro, composição de uma música/rap sobre a questão ambiental e construção de uma horta orgânica. De modo geral, o feedback das práticas desenvolvidas foi amplamente positivo, evidenciando as habilidades dos alunos em tarefas manuais e a concepção pelos temas ambientais. Iniciativas como estas são cruciais a incitar ações coletivas dos jovens quanto aos problemas ambientais ocorrentes na comunidade, contribuindo assim ao desenvolvimento socioeconômico local.
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