Meio ambiente e educação ambiental: percepção dos gestores das escolas municipais do Conde/PB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.31218Resumo
Para analisar a discussão das temáticas ambientais no interior das escolas municipais do Conde/PB foram entrevistados gestores escolares. A escolha do público alvo ocorreu por esses serem os encarregados da implantação de programas que abordem o meio ambiente e a educação ambiental nas escolas. Para captura dos dados reais optou-se por uma abordagem qualitativa em todas as escolas do município. As informações coletadas por meio de questionário ofereceram base para um diagnóstico sobre a posição dos referidos gestores. A partir das respostas observou-se que o tema não é tratado como devido, e a grande maioria dos gestores se justifica afirmando que a maior dificuldade é a questão financeira. Contudo, muitas ações são de baixo custo e a própria comunidade do entorno já implantou algumas hortas nas áreas escolares e trabalha o cultivo de hortaliças junto a alguns alunos de forma associada com professores. Ao final das entrevistas e conversas informais com a comunidade do entorno das escolas, pode-se concluir que os programas do Governo Federal já existentes e que tratam dessas temáticas atendem as necessidades locais e são de interesse da comunidade quanto à implantação. Assim, foi constatado que é preciso uma mudança de postura dos próprios gestores os quais precisam ser mais efetivos e coesivos das ações na escola e entorno para que haja uma concreta implantação dos programas governamentais. E, para isso, é recomendado que o gestor escolar fosse um líder experiente e engajado na área educacional e não apenas um apoiador político do prefeito.
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