Análise da distribuição diamétrica da espécie Roupala montana Aubl. em um trecho de Cerrado Stricto Sensu no Município de Ingaí, Região Sul do Estado de Minas Gerais

Autores

  • William Resende Alexandre Júnior
  • Luís Paulo B. Alexandre
  • Flávio José Soares Júnior

Palavras-chave:

Cerrado Stricto Sensu, Classe Diamétrica, Conservação, Preservação

Resumo

Objetivou-se neste estudo, analisar a distribuição diamétrica da espécie Roupala montana Aubl., em um trecho de Cerrado Stricto Sensu do sul de Minas Gerais. Observações e medições ocorreram em uma unidade permanente dividida em 30 parcelas contíguas de 10x10m. Os indivíduos incluídos na amostragem foram avaliados quanto ao D.A.S., sendo categorizados em três classes: Classe I de 0,1-3,60cm; Classe II de 3,61-7,20cm; e Classe III de 7,21-10,81cm. Foram amostrados 719 indivíduos, com uma média de diâmetros em torno de 1,87cm. Este estudo ainda revelou frequências de 73%, 70% e 47%, para as Classes I, II e III; respectivamente. A análise deste parâmetro confirma distribuição no padrão J-invertido para a população, indicando que a espécie está sob condições favoráveis de desenvolvimento. A superioridade de indivíduos “jovens” ressalta a importância e a necessidade das práticas de conservação de ambientes similares para assegurar a preservação da espécie e a estabilidade das suas populações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-31

Como Citar

ALEXANDRE JÚNIOR, W. R.; ALEXANDRE, L. P. B.; SOARES JÚNIOR, F. J. Análise da distribuição diamétrica da espécie Roupala montana Aubl. em um trecho de Cerrado Stricto Sensu no Município de Ingaí, Região Sul do Estado de Minas Gerais. Gaia Scientia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/3760. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

New Section Title Here