Avaliação toxicológica de ambientes aquáticos: importância da análise em sedimento

Autores

  • Thaís Vilela Silva Universidade de São Paulo/Doutoranda do Programa Enfermagem em Saúde Pública
  • Carolina Sampaio Machado Universidade de São Paulo/Doutora pelo Programa Enfermagem em Saúde Pública
  • Guilherme Sgobbi Zagui Universidade de São Paulo/Doutorando do Programa Enfermagem em Saúde Pública
  • Gabriel Pinheiro Machado Universidade de São Paulo/Doutorando do Programa Enfermagem em Saúde Pública
  • André Fernando Ditondo Micas Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB - EDR - Ribeirão Preto / Biólogo
  • Eduardo Angelino Savazzi Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB - EDR - Ribeirão Preto / Gerente da Divisão de Laboratórios
  • Susana Inés Segura-Muñoz Universidade de São Paulo/Professora Associada

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n1.50281

Resumo

A contaminação dos recursos hídricos pode afetar a saúde humana e ambiental. Em ambientes aquáticos, os sedimentos são relevantes para a sobrevivência da biota. No entanto, a maioria dos contaminantes se encontra armazenada nessa matriz, representando riscos para os organismos. A toxicidade aguda de sedimento e água superficial foi avaliada utilizando a bactéria Vibrio fischeri, por meio do sistema Microtox®. As amostras foram coletadas ao longo do Rio Pardo, São Paulo, Brasil, durante as estações chuvosa e seca. Nos sedimentos, foram detectadas significativas porcentagens de CE20, com predominância de concentração Tóxica e Muito Tóxica. Não foi verificada toxicidade aguda à bactéria nas análises realizadas com as amostras de água. Em conclusão, a presença de compostos tóxicos no sedimento do Rio Pardo indica que há impacto ambiental iminente e o acúmulo desses contaminantes nessa matriz é mais significativo quando comparado à água. Portanto, as amostras de sedimento analisadas mostraram que essa matriz retrata de maneira mais confiável a qualidade do ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-31 — Atualizado em 2021-05-20

Versões

Como Citar

THAÍS VILELA SILVA; CAROLINA SAMPAIO MACHADO; GUILHERME SGOBBI ZAGUI; GABRIEL PINHEIRO MACHADO; ANDRÉ FERNANDO DITONDO MICAS; EDUARDO ANGELINO SAVAZZI; SUSANA INÉS SEGURA-MUÑOZ. Avaliação toxicológica de ambientes aquáticos: importância da análise em sedimento. Gaia Scientia, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n1.50281. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/50281. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais