Diagnóstico da qualidade e o estado trófico da água superficial em trecho do rio Machado - Rondônia, Amazônia Ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n3.64047

Resumo

Esta pesquisa objetivou diagnosticar a qualidade da água em um trecho do rio Machado - Rondônia, utilizando como ferramenta os índices de qualidade da água (IQA) e índice de estado trófico (IET). Realizou-se coleta em 9 pontos amostrais, trimestralmente. A análise estatística foi a variância bifatorial. Os resultados das variáveis pH, turbidez, fósforo total, oxigênio dissolvido e Escherichia coli apresentaram em alguns pontos amostrais desconformidade com a Resolução Conama n° 357/2005, para ambientes lóticos classe II, principalmente nos períodos de enchente e cheia do rio. O IQA apresentou a pior média (49,89 ± 4,03) no período de enchente, sendo o trecho classificado como regular através do IQACETESB e ruim pelo IQAIGAM. Os baixos valores de IQA para o período de chuvas pode ser atribuído à piora dos parâmetros sólidos totais, fósforo total, turbidez e a E. coli, os quais sofrem grande interferência do aporte de água pelo escoamento superficial. O IET sofreu maior influência do fósforo total e permitiu classificar o trecho em estudo no nível oligotrófico. De forma geral, considera-se boa a qualidade da água para o trecho analisado em virtude da autodepuração do rio e das fontes pontuais de poluição estarem localizadas próximas a igarapés de menor porte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valério Magalhães Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Possui graduação: Tecnologia em Laticínios, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2012). Especialista em Saberes e Práticas em Química. Possui formação profissionalizante de Técnico em Segurança do Trabalho. Atualmente exerce a função de técnico de laboratório / química no Instituto Federal de Educação de Rondônia - IFRO.

Jerônimo Vieira Dantas Filho, Universidade Federal de Rondônia

Bolsista de Pós-doutorado da CAPES, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia - PROCAD/Am (UNIR/UFAC/USP) - Biodiversidade, Produção e Sanidade Animal e Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA/UNIR). Engenheiro de Pesca (UNIR, 2016) com formação tecnológica em andamento em Ciência de Dados (UNESA), Doutor em Medicina Veterinária (Área: Tecnologia Agropecuária e Aquicultura), PPG em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental (PPGESPA/UFAC), Mestre em Ciências Ambientais (UNIR), Especialista em Biotecnologia (UCDB). Atua como membro dos grupos de pesquisa da UNIR, Grupo de Pesquisa em Patologia Animal no Bioma Amazônico, Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agropecuárias e Ambientais (GPTA) e Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos (GEPAAR).

Fernanda Bay Hurtado, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Química Bacharelado (2002) e Licenciatura (2004) pela Universidade Estadual de Maringá, atuação na Iniciação Científica em Química Orgânica e de Produtos Naturais (1998-2001); Estágio Curricular e Extracurricular no Laboratório de Análise de Águas e Efluentes da SANEPAR (PR) (2001-2002); Mestre pelo programa de Pós-graduação em Química Aplicada na área de concentração em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e Doutorado em Biologia Experimental área de concentração em Química Orgânica e de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, nos Departamentos de Engenharia de Pesca e Zootecnia; Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (ProfÁgua) UNIR/UNESP/ANA; Líder do Grupo de Pesquisa em Biociências e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agroambientais. Atuante nas áreas de pesquisa: Educação Ambiental voltada para os Recursos Hídricos e Monitoramento Hídrico-Ambiental.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

MAGALHÃES LOPES, V. .; VIEIRA DANTAS FILHO, J.; BAY HURTADO, F. . Diagnóstico da qualidade e o estado trófico da água superficial em trecho do rio Machado - Rondônia, Amazônia Ocidental. Gaia Scientia, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 61–83, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n3.64047. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/64047. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais