Contribuição ao estudo alelopático de Melia azedarach L. na germinação e crescimento inicial de sementes de Fagopyrum esculentum Moench e Cyperus iria L.

Autores

  • Raquel Stefanello Universidade Federal de Santa Maria
  • Rafaelle Almeida Menna Barreto Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabieli Weber Cervo Universidade Federal de Santa Maria
  • Anelise Lencina da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n3.66577

Resumo

A alelopatia pode ser considerada uma interferência química de uma ou mais substâncias de uma espécie vegetal no desenvolvimento de outra espécie, englobando tanto efeitos de inibição quanto de estimulação. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar o efeito alelopático de extratos de folhas de Melia azedarach (cinamomo) sobre a germinação de sementes de Fagopyrum esculentum (trigo mourisco) e Cyperus iria. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado onde as sementes foram dispostas em papel germitest contendo extrato aquoso de folhas nas concentrações correspondentes a 0, 25, 50, 75 e 100% e mantidas em câmara de germinação, em presença de luz. As variáveis analisadas foram: primeira contagem de germinação, germinação, comprimento e massa seca de plântulas. Os resultados evidenciaram que, para ambas as espécies, os extratos aquosos de M. azedarach na concentração de 25% afetaram de forma distinta a germinação e o crescimento inicial de plântulas. A inibição ou estimulação da germinação e crescimento inicial das sementes dependeu da concentração do extrato e variou nas diferentes espécies. Os extratos de M. azedarach não são indicados para o controle de C. iria. Assim, recomenda-se que as folhas de M. azedarach sejam removidas dos campos antes da semeadura a fim de evitar influência negativa no crescimento inicial de trigo mourisco e favorecer o desenvolvimento de C. iria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaelle Almeida Menna Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do Curso de Física - Licenciatura Plena

Fabieli Weber Cervo, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do Curso de Agronomia

Anelise Lencina da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do Curso de Doutorado em Agronomia

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

STEFANELLO, R.; MENNA BARRETO, R. A.; CERVO, F. W.; DA SILVA, A. L. Contribuição ao estudo alelopático de Melia azedarach L. na germinação e crescimento inicial de sementes de Fagopyrum esculentum Moench e Cyperus iria L. Gaia Scientia, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 108–117, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n3.66577. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/gaia/article/view/66577. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais