O Gato e a Árvore: cuidados na formação do leitor de imagens

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Fabiana Lazzari Lorenzet UCS
  • Renata Junqueira de Souza UNESP

Palavras-chave:

Educação Infantil, Literatura Infantil, Livro de imagem, Mediação, PNBE 2014

Resumo

Este artigo discute e conceitua as narrativas visuais presentes em acervos destinados à Educação Infantil do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2014. O texto analisa a sequência narrativa proposta pelas imagens do livro de imagem O gato e a árvore, de Rogério Coelho. Em seguida, mostra como crianças de 4 anos de idade receberam e interagiram com o texto visual, a partir de situações de mediação planejadas intencionalmente. O livro de imagem privilegiado neste artigo mostrou-se precioso objeto cultural que pode gerar autonomia, interação e liberdade de compreensão entre os pequenos estudantes. Os resultados apontam para as contribuições da leitura das imagens no cotidiano de crianças em idade pré-escolar e ainda reforçam a função do professor mediador na formação dos leitores de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos

Doutor em Letras pela PUCRS. Pós-Doutor em Educação pela FaE/UFMG. Professor na Universidade de Caxias do Sul

Fabiana Lazzari Lorenzet, UCS

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Dutoranda em Educação

Referências

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Revisão técnica de Luis Passeggi e João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2008.

AZEVEDO, Ricardo. Livros para crianças e literatura infantil: convergência e dissonâncias. (s/d) Disponível em: < http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Livros-para-criancas-e-literatura-infantil.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica; elaborada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Guia 1 – PNBE: Literatura fora da caixa – Educação Infantil. Brasília, 2014.

CAMARGO, Luís. Para que serve um livro com ilustrações. (s/d) (Manuscrito)

CAMARGO, Luís. Texto e imagem: Literatura, arte e mídia. (s/d) (Manuscrito)

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995.

CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2008, p. 141-161.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionários de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 26 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

COELHO, Rogério. O gato e a árvore. Curitiba: Positivo, 2009.

COLOMER, Teresa; CAMPS, Anna. Tradução de Fátima Murad. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

GIROTTO, C. G. G.; SOUZA, R. J. de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata Junqueira de et. al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MACHADO, Juarez. Ida e volta. 3. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1985.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PAIVA, Ana Paula Mathias. A dimensão não verbal no livro literário para criança. Revista Contrapontos, v. 14, n. 3, p. 425-447, dez. 2014.

RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil: de ponto a ponto. Curitiba: CRV, 2010.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS