Caminhos para a leitura literária em língua francesa na educação infantil

Autores

  • Josilene Pinheiro-Mariz

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52627

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Língua francesa, Leitura, Infância

Resumo

Nestas reflexões, apontamos a literatura endereçada às crianças e aos jovens leitores, produzida em língua francesa e originária de países africanos, como um potencial caminho na aprendizagem de uma língua estrangeira, a exemplo do francês. Tal proposta está também ancorada na Lei Federal 10.639/03, que orienta quanto ao ensino da cultura africana e afro-brasileira, o que, sob o nosso prisma, é uma abertura especial para se formarem leitores mais tolerantes em relação ao outro. Expomos argumentos que dão suporte às discussões sobre o ensino de uma língua estrangeira na infância (GAONAC’H, 2006; VANTHIER, 2009) e também sobre a abordagem da literatura na escola (POSLANIEC, 2000; CHELEBOURG; MARCOIN, 2007; REYES, 2010), pelas trilhas da língua alvo, ressaltando-se o quanto é indispensável ler e aprender desde cedo. Legitimando essas discussões, apresentamos dados de pesquisa que recensearam obras literárias infantojuvenis de países africanos de língua francesa, colocando em destaque a produção feminina e a importância de se apresentarem aos jovens leitores vieses para uma visão não sexista (ADICHIE, 2017) a partir da leitura das obras literárias.

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Biografia do Autor

Josilene Pinheiro-Mariz

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado (2001) e doutorado (2008) em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis (2013).  (informado pelo editor)

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS