Caminhos para a leitura literária em língua francesa na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52627Palavras-chave:
Ensino, Literatura, Língua francesa, Leitura, InfânciaResumo
Nestas reflexões, apontamos a literatura endereçada às crianças e aos jovens leitores, produzida em língua francesa e originária de países africanos, como um potencial caminho na aprendizagem de uma língua estrangeira, a exemplo do francês. Tal proposta está também ancorada na Lei Federal 10.639/03, que orienta quanto ao ensino da cultura africana e afro-brasileira, o que, sob o nosso prisma, é uma abertura especial para se formarem leitores mais tolerantes em relação ao outro. Expomos argumentos que dão suporte às discussões sobre o ensino de uma língua estrangeira na infância (GAONAC’H, 2006; VANTHIER, 2009) e também sobre a abordagem da literatura na escola (POSLANIEC, 2000; CHELEBOURG; MARCOIN, 2007; REYES, 2010), pelas trilhas da língua alvo, ressaltando-se o quanto é indispensável ler e aprender desde cedo. Legitimando essas discussões, apresentamos dados de pesquisa que recensearam obras literárias infantojuvenis de países africanos de língua francesa, colocando em destaque a produção feminina e a importância de se apresentarem aos jovens leitores vieses para uma visão não sexista (ADICHIE, 2017) a partir da leitura das obras literárias.
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