Indicadores de proximidades em Análise de Cocitação de Autores: um estudo comparativo entre Coeficiente de Correlação de Pearson e Cosseno de Salton

Autores

  • Maria Cláudia Cabrini Grácio UNESP/Campus de Marília
  • Ely Francina Tannuri de Oliveira UNESP/Campus de Marília

Palavras-chave:

Análise de cocitação de autores, Indicadores normalizados de proximidade, Coeficiente de Correlação de Pearson, Cosseno de Salton.

Resumo

Este trabalho propõe-se a apresentar e a analisar os indicadores de proximidade de Coeficiente de Correlação de Pearson (r) e Cosseno de Salton (CS), para a análise de cocitação de autores, e comparar a contribuição destes dois indicadores para a visualização das proximidades entre os autores cocitados, avaliando a correlação entre os indicadores e identificando os agrupamentos dos pesquisadores cocitados formados a partir dos dois índices. Para isso, utilizam-se como universo os artigos publicados sobre a temática “Estudos Métricos”, na base de dados BRAPCI. A partir de pesquisa anterior, recuperaram-se as matrizes com as frequências absolutas de cocitação e normalizadas por Cosseno de Salton entre os 38 autores mais citados. A seguir, foi construída a matriz com os valores de Correlação de Pearson entre os autores cocitados, utilizando-se o software SPSS; analisaram-se os índices em destaque para o Cosseno de Salton e a Correlação de Pearson; e calculou-se a correlação entre os 703 pares dos dois índices, representada por meio de um gráfico de dispersão de valores. A partir de cada matriz– Cosseno de Salton e Correlação de Pearson-, realizaram-se duas análises de clusters, gerando-se dois dendogramas, que se prestaram à analise comparativa dos agrupamentos formados. Como conclusões, destaca-se que coautores apresentam altos índices de CS e de r. Ainda, observou-se uma tendência de baixos valores para o CS por estarem pareados com baixos valores de r, do que se conclui que, embora CS meça a proximidade local e r meça a proximidade global, esses índices apresentaram as mesmas tendências de proximidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Cabrini Grácio, UNESP/Campus de Marília

Doutora em Lógica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Campus de Marília, Brasil.

Ely Francina Tannuri de Oliveira, UNESP/Campus de Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Livre-Docente em Estudos Bibliométricos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Grácio, M. C. C., & Oliveira, E. F. T. de. (2015). Indicadores de proximidades em Análise de Cocitação de Autores: um estudo comparativo entre Coeficiente de Correlação de Pearson e Cosseno de Salton. Informação &Amp; Sociedade, 25(2), 116. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/105

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa