Busca da informação para qualificação: um estudo com candidatos ao mestrado em ciência da informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPB

Autores

  • Helton Araújo Figueiredo Bibliotecário da Biblioteca do Hospital Universitário da UFPB. Meste em Ciência da Informação. Universidade Federal da Paraíba.
  • Laudereida Eliana Marques Morais Historiadora, Arquivista do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR.Mestre em Ciência da Informação. Universidade Federal da Paraíba.
  • Francisca Arruda Ramalho Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFPB.

Palavras-chave:

Estudo de usuários. Busca de informação. Necessidade de informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Resumo

Os estudos de usuários se fazem necessários nos diversos contextos informacionais para se conhecer, efetivamente, aqueles que fazem parte de tais contextos. Assim considerando, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho descritivo que tem como objetivo analisar as buscas de informação pelos candidatos à seleção do Curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visando o suprimento de suas necessidades no que se refere a participação na seleção. O grupo estudado é composto de uma amostra de 24 candidatos que responderam a um questionário via e-mail. A análise dos dados mostra que os candidatos procedem de áreas do conhecimento diferentes à Ciência da informação, objetivam qualificar-se, tendo em vista as exigências do mercado de trabalho. Conclui-se que e que as buscas de informação acontecem em canais formais, informais e eletrônicos, diversificados, exercendo a internet um papel preponderante nesse sentido. Conclui-se que os candidatos se posicionam de formas passíveis de interpretações diferenciadas e coletivas, reflexos das suas práticas e vivências cotidianas. A busca pelo Curso de mestrado, como forma de qualificação, supera o entendimento dos candidatos sobre a Ciência da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helton Araújo Figueiredo, Bibliotecário da Biblioteca do Hospital Universitário da UFPB. Meste em Ciência da Informação. Universidade Federal da Paraíba.

Universidade Federal da Paraíba

Laudereida Eliana Marques Morais, Historiadora, Arquivista do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR.Mestre em Ciência da Informação. Universidade Federal da Paraíba.

Universidade Federal da Paraíba

Francisca Arruda Ramalho, Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI/UFPB.

Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

Figueiredo, H. A., Morais, L. E. M., & Ramalho, F. A. (2013). Busca da informação para qualificação: um estudo com candidatos ao mestrado em ciência da informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPB. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/15515

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa