Técnicas de Elicitação de Conhecimento Tácito Coletivo: um estudo de caso aplicado a uma Empresa do Ramo Metalúrgico

Autores

  • Claudio R. Rosário BRASILATA
  • Liane Mahlmann Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rejane Frozza Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Aquisição de conhecimento, Conhecimento tácito e explícito, Técnicas de elicitação do conhecimento

Resumo

O presente trabalho apresenta a teoria e a aplicação de algumas técnicas de elicitação de conhecimento tácito adaptadas à realidade da empresa estudada para explicitar o conhecimento de um grupo de mecânicos de produção de uma empresa metalúrgica do ramo de embalagens metálicas. Após a elicitação dos conhecimentos, os mesmos foram representados em forma de regras de produção (algoritmos simbólicos) elaboradas para auxiliar na forma de identificação de causas de defeitos no processo produtivo. Para estruturar a pesquisa e sequência lógica da aplicação das técnicas de elicitação de conhecimento, foi utilizada a técnica da Sistemografia, que preconiza o pensamento sistêmico como forma de observação de fenômenos complexos e modelagem de objetos nas organizações. Destaca-se que a metodologia de elicitação de conhecimento tácito coletivo obteve êxito, pois a partir desta aplicação, foram elaboradas 76 regras de produção para o processo de soldagem da embalagem e 65 regras de produção para o processo de aplicação de vedante, totalizando 141 regras de produção. Estas regras de produção configuram em uma base de conhecimento explícito, o que antes não existia na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio R. Rosário, BRASILATA

Mestre em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil. Professor no Centro Universitário Univates, Brasil. Coordenador de Controle de Qualidade na Empresa Brasilata Embalagens Metálica S/A, Brasil.

Liane Mahlmann Kipper, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul Brasil.

Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professora Adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-10-13

Como Citar

Rosário, C. R., Kipper, L. M., & Frozza, R. (2013). Técnicas de Elicitação de Conhecimento Tácito Coletivo: um estudo de caso aplicado a uma Empresa do Ramo Metalúrgico. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16277

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa