Tecnologias de informação e comunicação em Bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico

Autores

  • Lucirene Catini Lanzi UNESP
  • Silvana Gregorio Vidotti UNESP
  • Edberto Ferneda UNESP

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Tecnologias de Informação e Comunicação, Aprendizagem, Ambientes Digitais Colaborativos.

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser aliadas na aquisição do conhecimento acadêmico e cultural dos estudantes, na medida em que aperfeiçoam sua competência informacional, e por que não dizer, também digital. Objetivamos nesta pesquisa buscar referências e apresentar experiências que favoreçam um novo conceito de biblioteca escolar com a utilização das TIC no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento individual e coletivo da comunidade estudantil. Como complemento desse estudo priorizamos como objetivos específicos: inserir as tecnologias na rotina de uma biblioteca escolar; identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes; compreender as necessidades e os recursos tecnológicos por eles utilizados, para obter informação no cotidiano e, ainda analisar a importância da participação efetiva da biblioteca escolar no contexto educacional da escola, por meio de maior interação entre o bibliotecário, o professor e a coordenação pedagógica, buscando um ensino aprendizagem cooperativo e informal das TIC, para juntamente com os alunos, compartilharem a busca de informações e conhecimento, de forma consciente e competente. Escolhemos como embasamento teórico os estudos cognitivos de Jean Piaget, que esclarece como funcionam as etapas de assimilação e acomodação do conhecimento por práticas cooperativas. Como metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa-ação-participativa, para conhecer o estado comportamental dos jovens e adolescentes, baseada no modelo de busca de informação para o cotidiano (Everyday Life Information Seeking) – ELIS, desenvolvido pelo pesquisador finlandês Savolainen (2006), como também identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes a partir de duas abordagens selecionadas na literatura científica (HUGUES-HASSEL; AGOSTO, 2007; UCL, 2008). Assim, surgiu a iniciativa de se criar uma Confraria da Biblioteca, para, num ambiente digital colaborativo, proporcionar aos participantes discussão e aprendizado de tecnologias, bem como aprimoramento da competência informacional digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucirene Catini Lanzi, UNESP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Brasil. Bibliotecária do Colégio Cristo-Rei de Marília, Brasil.

Silvana Gregorio Vidotti, UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Edberto Ferneda, UNESP

Doutor em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Lanzi, L. C., Vidotti, S. G., & Ferneda, E. (2014). Tecnologias de informação e comunicação em Bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/16327

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa