Abordagem Cognitiva em Inclusão Digital: Um Estudo Infométrico no Portal de Periódico da CAPES de 2002 a 2006

  • Barbara Coelho Neves
  • José Carlos Sales dos Santos
  • Neubler Nilo Ribeiro da Cunha
Palavras-chave: Ciência da informação, Inclusão digital, Produção científica, Infometria.

Resumo

Esta comunicação de pesquisa em andamento é fruto dos Estudos da Produção Científica em inclusão digital no Brasil de 1997 a 2007 com enfoque na perspectiva cognitiva. Assim, recortou-se o período que compreende 2002 a 2006, procurando responder o seguinte problema: Quais as regiões que mais publicam artigos científicos em Inclusão Digital abordando uma perspectiva cognitiva na área de Ciência da Informação. O foco da pesquisa visa o levantamento de todos os artigos publicados (na integra) em formato digital, de acesso on-line (internet) recuperados no Portal de Periódicos CAPES, tendo como recorte à área de Ciência da Informação. O objetivo principal foi mapear os artigos de inclusão digital com abordagem cognitiva e tendo como objetivos específicos: verificar o vínculo acadêmico do autor; enquadra-lo em uma região; quantificar os artigos que abordam a inclusão digital com perspectiva cognitiva; quantificar os autores que mais produzem dentro desta perspectiva e os idiomas dominantes. Para tanto, foi aplicado o método de infometria, sendo esta uma pesquisa de caráter exploratório com início quantitativo e aspectos quanlitativos. Apontam-se como alguns dos resultados que são os doutores da região Sudeste os que mais publicam com abordagem cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-04-26
Como Citar
Neves, B. C., Santos, J. C. S. dos, & Cunha, N. N. R. da. (2009). Abordagem Cognitiva em Inclusão Digital: Um Estudo Infométrico no Portal de Periódico da CAPES de 2002 a 2006. Informação & Sociedade: Estudos, 19(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/1823
Seção
Relatos de Pesquisa