Eestabilidade e carreira profissional: estudo comparado entre Bibliotecários, Contadores e Analistas de tecnologia da informação

  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira PUC MG
  • Helena Maria Tarchi Crivellari PPGCI/UFMG
Palavras-chave: , bibliotecários, contadores, analistas de tecnologia da informação, profissões, estabilidade, carreira, relações de trabalho

Resumo

O artigo foi baseado em dados de pesquisa realizada, para obtenção do título de doutorado em um programa brasileiro de pós-graduação em Ciência da Informação. Por meio de estudo comparado entre três grupos socioprofissionais, a saber: bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação, o texto analisa as características de estabilidade e carreira profissional. Como método de pesquisa, foi adotada a abordagem quantitativa, com o uso das bases RAIS e RAIS MIGRA, do Ministério do Trabalho e Emprego, explorando dados dos anos compreendidos entre 1985 e 2009. Foram, também, utilizados dados da PNAD/IBGE, referentes aos anos de 2002, 2004, 2006 e 2008. Foi possível constatar, no que tange à atuação profissional dos grupos estudados, que as profissões regulamentadas há mais tempo mostram condições mais favoráveis quanto à estabilidade e à carreira, o que significa melhores relações e condições de trabalho.

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Biografia do Autor

Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, PUC MG
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil.
Helena Maria Tarchi Crivellari, PPGCI/UFMG
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Professora do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.
Publicado
2014-12-09
Como Citar
Oliveira, J. L. R. de, & Crivellari, H. M. T. (2014). Eestabilidade e carreira profissional: estudo comparado entre Bibliotecários, Contadores e Analistas de tecnologia da informação. Informação & Sociedade: Estudos, 24(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/21831
Seção
Relatos de Pesquisa