Panorama da produção nacional e internacional sobre Informação Musical

Autores

  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

organização da informação, Informação musical, Música

Resumo

A Organização da Informação (OI) envolve diferentes processos cuja finalidade é possibilitar o acesso à informação. O objetivo deste artigo é mostrar um panorama quali-quantitativo dos estudos sobre informação musical em nível nacional e internacional no campo da OI. Realizamos um levantamento dos documentos publicados a partir de 2002 nas bases de dados LISA e BRAPCI, nos eventos ENANCIB e ISMIR, e no periódico ARIST. O corpus final da pesquisa é constituído de 55 documentos sobre OI da informação musical, que foram analisados e classificados tematicamente de acordo com a classificação JITA. Os resultados apontam os Estados Unidos como país com maior produção no tema e o ano de 2011 como período com maior número de documentos publicados. Apesar da predominância das abordagens de cunho qualitativo, a maior parte dos documentos se refere à descrição de sistemas de recuperação da informação musical, envolvendo ou não usuários. À guisa de conclusão, observamos a forte interlocução dos estudos em informação musical com a área da computação e o ainda pequeno desenvolvimento teórico da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em  Linguística  (Université  Laval, Canadá). Professora do  Departamento  de  Ciência da  Informação  e  do  Programa  de  Pós-Graduação em  Ciência  da  Informação  da  Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação (UFSC, Brasil). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Café, L. M. A., & Barros, C. M. de. (2016). Panorama da produção nacional e internacional sobre Informação Musical. Informação &Amp; Sociedade, 26(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/28484

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa