Aboutness em análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo

  • Roberta Caroline Vesú Alves
  • João Batista Ernesto de Moraes Universidade Estadual Paulista (Marília – Brasil)
Palavras-chave: Aboutness, Resumo, Texto Narrativo Ficcional Infanto-Juvenil, Percurso Gerativo de Sentido, Teoria da Narrativa, Análise Documental de Conteúdo

Resumo

A representação de conteúdo do texto narrativo ficcional infanto-juvenil, para fins de recuperação por usuários potenciais, demandou estudo em Análise Documental de conteúdo, desenvolvendo procedimentos de elaboração de resumos. Objetivou-se o desenvolvimento de procedimentos de elaboração de resumos desses textos em Análise Documental, para representação de seus aspectos estruturais, de aboutness e característicos, entendidos por meio do Percurso Gerativo de Sentido, Semiótica Greimasiana e Teoria da Narrativa. Utilizou-se a metodologia de estudo exploratório para a análise dessas diferentes teorias e os procedimentos de elaboração de resumos foram aplicados em texto selecionado. A representação em resumos desses textos contém aspectos da macroestrutura e da superestrutura de modo adaptado, que consistiram em temáticas, personagem, espaço, tempo da história, tipo de narrador, tempo da narrativa e tipos de gêneros literários. A aplicação dos procedimentos de elaboração dos resumos foi demonstrada utilizando texto narrativo ficcional infanto-juvenil brasileiro. Verificou-se que esses procedimentos de representação em resumos consideraram o embasamento teórico, respeitando a estrutura e aboutness advindos do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Caroline Vesú Alves
Doutora em Ciencia da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.
João Batista Ernesto de Moraes, Universidade Estadual Paulista (Marília – Brasil)
Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Livre-Docente em Linguística e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. 
Publicado
2016-12-29
Como Citar
Alves, R. C. V., & Moraes, J. B. E. de. (2016). Aboutness em análise documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo. Informação & Sociedade: Estudos, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/29262
Seção
Artigos de Revisão