INFORMAÇÃO TELEVISIVA E ESPAÇO ESCOLAR:pedagogia de participação e cidadania para o ensino fundamental brasileiro
Resumo
As informações para teleducação, assistidas por uma política econômica global, imposta pela classe dominante, são escamoteadas para não delinear as desigualdades sociais, piorém exteriorizando a demarcação de uma compreensão e representação da informação pautada na dicotomia educação/mercado. Analisa a política sócioeducacional de informação para o ensino fundamental (teleducação), designada a vencer as contradições sócio-econômicas regionais, distâncias geográficas e diferenças culturais. Associa a presença de tal política à convenção de um padrão técnico- lingüístico massivo, por onde escoa um modelo informacional padronizado. O fato de não haver bifurcação no âmbito estrutural da informação (educacional/comercial) ascende a emergência de uma informação sem fronteiras ideológicas, trafegando no espaço escolar uma informação televisiva mercadológica, advento de uma forma de produção. Mesmo que os objetivos de acesso e uso da televisão em rede e da televisão na escola demarquem-se e convirjam-se. Marqueteia-se a conotação de uma pedagogia teleducacional a serviço da cidadania.Downloads
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Publicado
2001-01-01
Como Citar
Medeiros, J. W. de M. (2001). INFORMAÇÃO TELEVISIVA E ESPAÇO ESCOLAR:pedagogia de participação e cidadania para o ensino fundamental brasileiro. Informação &Amp; Sociedade, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/316
Edição
Seção
Memórias Científicas Originais
Licença
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