TELEVISION INFORMATION AND SCHOOL SPACE: the pedagogy of participation and citizenship in brazilian formal schooling

Authors

  • José Washington de Morais Medeiros

Abstract

As informações para teleducação, assistidas por uma política econômica global, imposta pela classe dominante, são escamoteadas para não delinear as desigualdades sociais, piorém exteriorizando a demarcação de uma compreensão e representação da informação pautada na dicotomia educação/mercado. Analisa a política sócioeducacional de informação para o ensino fundamental (teleducação), designada a vencer as contradições sócio-econômicas regionais, distâncias geográficas e diferenças culturais. Associa a presença de tal política à convenção de um padrão técnico- lingüístico massivo, por onde escoa um modelo informacional padronizado. O fato de não haver bifurcação no âmbito estrutural da informação (educacional/comercial) ascende a emergência de uma informação sem fronteiras ideológicas, trafegando no espaço escolar uma informação televisiva mercadológica, advento de uma forma de produção. Mesmo que os objetivos de acesso e uso da televisão em rede e da televisão na escola demarquem-se e convirjam-se. Marqueteia-se a conotação de uma pedagogia teleducacional a serviço da cidadania.

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Published

2001-01-01

How to Cite

Medeiros, J. W. de M. (2001). TELEVISION INFORMATION AND SCHOOL SPACE: the pedagogy of participation and citizenship in brazilian formal schooling. Informação &Amp; Sociedade, 11(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/316

Issue

Section

Memórias Científicas Originais