Adequando dados bibliográficos ao Linked Data: requisitos necessários, vantagens e desafios

  • Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São carlos
  • Ananda Fernanda de Jesus
Palavras-chave: Catálogo bibliográfico. Linked Data. Revisão Sistemática da Literatura. Informação e Tecnologia

Resumo

O Linked Data foi desenvolvido visando atender ao contexto tecnológico vigente e pode ser aplicado potencialmente ao domínio bibliográfico. Objetivou-se verificar a viabilidade e a relevância de se adequar os dados bibliográficos aos princípios do Linked Data. A coleta de dados baseou-se em uma metodologia de caráter qualiquantitativo, pautado na realização de uma Revisão Sistemática da Literatura. Os dados foram analisados à luz das seguintes categorias: enfoque dos documentos, requisitos necessários para a adequação de dados bibliográficos ao Linked Data, vantagens e desafios relacionados a essa adequação. Como resultados, identificaram-se o Resource Description Framework (RDF) e o Uniform Resource Identifier (URI) como requisitos necessários para prover a adequação de dados bibliográficos ao Linked Data. As principais vantagens identificadas foram a interoperabilidade de dados, melhores resultados de busca, maior visibilidade dos dados das bibliotecas no ambiente Web e promoção de descoberta acidental de recursos. Os principais desafios identificados foram a heterogeneidade dos dados disponibilizados na Web e a conversão dos dados descritos em formato MARC21. Concluiu-se que os dados bibliográficos podem ser adequados ao Linked Data, porém, muitos desafios ainda precisam ser superados para permitir essa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Federal de São carlos
Doutor e Mestre em Ciência da Informação (UNESP).Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC).
Ananda Fernanda de Jesus
Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCarMembro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC).
Publicado
2018-12-28
Como Citar
Castro, F. F. de, & Jesus, A. F. de. (2018). Adequando dados bibliográficos ao Linked Data: requisitos necessários, vantagens e desafios. Informação & Sociedade: Estudos, 28(3). https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n3.38288
Seção
Relatos de Pesquisa