Alguns conceitos da sociologia de Pierre Bourdieu relacionados com a análise de rede social

Authors

  • Bruno Henrique Alves Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ely Francina Tannuri Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências.

Abstract

O Campo da Ciência da Informação - CI é um espaço hierarquizado, relativamente autônomo e formado por relações objetivas que se dão em um contexto social. Esta pesquisa objetiva compreender os mecanismos implícitos à geração e construção do conhecimento dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - em CI e a posição social que ocupam no Campo em questão. De forma mais específica, pretende:  compreender os mecanismos sociais construídos para organizar e facilitar aestruturação das redes de colaboração científica dos pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq em CI;e fundamentar a Análise de Redes Sociais – ARS, a partir da teoria do Campo e os conceitos de Capital Social e Capital Científico, propostos pela Sociologia de Pierre Bourdieu. Para a construção das redes de colaboração científica entre os pesquisadores, utilizou-se o Software Ucinet. A teoria do Campo Científico foi utilizada também para complementar o procedimento de Análise de Redes Sociais, com foco na caracterização e evolução das redes de colaboração científica (2005-2009 e 2010-2014). Como conclusões, destaca-se que, de acordo com os fundamentos da Sociologia de Pierre Bourdieu, para ocupar uma posição de dominante, o pesquisador bolsista de produtividade em pesquisa doCNPqdeve entender a lógica do jogo, pois o Campo possui eixos estruturantes a partir dois quais se identificam os principais jogadores que ocupam esse espaço social de concorrência científica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Henrique Alves, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Marília. Trabalha, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Métricos da Informação, Bibliometria, Cientometria, Colaboração Científica, Coautoria, Sociologia da Ciência, Sociologia de Pierre Bourdieu e Gestão da Informação e de Bibliotecas.

Ely Francina Tannuri Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília - UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências.

Livre-Docente na área de "Estudos Bibliométricos", pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do grupo de pesquisa "Estudos métricos da Informação" , vice coordenadora da linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do PPGCI e bolsista pesquisadora do CNPq(2).

Published

2018-12-28

How to Cite

Alves, B. H., & Oliveira, E. F. T. (2018). Alguns conceitos da sociologia de Pierre Bourdieu relacionados com a análise de rede social. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/40892

Issue

Section

Relatos de Pesquisa