A “ECOLOGIA COGNITIVA” DA SOCIEDADE CIBERINFORMACIONAL: contribuição para uma educação em rede
Resumen
O movimento da cibercultura confere forças à disseminação e ao acesso à informação. A estrutura semântica intrínseca à lógica informacional tem a chance de ser maximizada, redefinindo os significados dos conteúdos em rede sobre os quais a ecologia cognitiva se desenvolve. Nesse sentido, o movimento da cibercultura e o movimento da ciberinformação são fenômenos simétricos cujas possibilidades de planejamento social fomentam ações conjunturais nas quais as competências individuais se fundamentam e, consequentemente, a educação se potencializa. O processo ensino-aprendizagem ao passo que desenvolve as estruturas da cognição motiva a ação social em torno da qual o conhecimento é reconfigurado. O ciberespaço, enquanto ambiente ampliado de circulação e formação do entendimento, possibilita o diálogo em rede, aumentando os parâmetros fundamentais do aprendizado e rearticulando os dispositivos da informação e comunicação, essenciais à interação entre os sujeitos da ação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2003-01-01
Cómo citar
Medeiros, J. W. de M. (2003). A “ECOLOGIA COGNITIVA” DA SOCIEDADE
CIBERINFORMACIONAL: contribuição para uma educação em rede. Informação &Amp; Sociedade, 13(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/119
Número
Sección
Memórias Científicas Originais
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.