A promoção da experiência dos utilizadores como um estímulo à aprendizagem em museus: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.47319Resumen
O desenvolvimento e expansão das redes comunicacionais desde os meados do século XX estimularam a consolidação de uma Ciência de Informação, cujo objeto é a informação social. As instituições culturais, como os museus, são vistos enquanto serviços de informação que devem gerir os seus objetos informacionais de modo a comunicar eficiente e apelativamente o significado dos seus artefactos aos visitantes, proporcionando-lhes uma experiência de aprendizagem enriquecedora e memorável. No entanto, a experiência dos utilizadores é normalmente vista sob uma perspetiva da conceção de tecnologias. Este estudo procura alargar o conceito de experiência ao contacto do visitante com o espaço e contexto do museu. Para tal, procede-se a uma revisão de literatura qualitativa dos artigos mais relevantes que alimentam um estudo exploratório. Conclui-se que os museus devem procurar afirmar-se como locais promotores de experiências pessoais de forma a promover o enriquecimento cultural dos visitantes. O sistema tecnológico de informação é apontado como o elemento mediador entre a informação dos objetos e o conhecimento dos visitantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores/as que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo registrado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir el trabajo con el reconocimiento obligatorio de la autoría y de la publicación inicial en esta revista.
b) Los autores/as están autorizados a asumir contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), siempre que exista el reconocimiento de la autoría y de su publicación inicial en esta revista.
c) Los autores/as tienen permiso y son incentivados/as a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) solo después de la publicación oficial del artículo por parte de la revista, preservando así el anonimato de la revisión doble ciego. Este intercambio posterior tiene el potencial de aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.

