Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57047Resumen
Estudo analítico da literatura científica que focaliza o fenômeno informação, a mediação da informação, teorias sóciointeracionistas,
articulando abordagens de autores que situam a informação e o fazer informacional em uma perspectiva
social em diálogo com abordagens que focalizam a mediação da informação, as teorias sócio-interacionistas, teorias da
comunicação, semióticas e linguísticas, com o apoio da técnica da análise de conteúdo em leituras intensivas e recursivas
na identificação de pontos de convergência entre as perspectivas e proposições. Como resultado amplia as dimensões
da mediação da informação, apresentando uma proposição conceitual de informação e discutindo que a efetividade da
ação mediadora depende da mediação consciente, que busca alcançar suas dimensões dialógica, estética, formativa,
ética e política, assegurando o processo de problematização para que ocorra a apropriação da informação e a tomada
de consciência, o que contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo social e permita o acesso,
uso e a apropriação da informação em parâmetros democráticos, o que é fundamental ao processo de transformações
sociais. Nessa perspectiva, ressalta a problematização e a práxis como categorias freirianas que sustentam a importância
da mediação consciente, a formação do profissional e intelectual orgânico do campo, assim como a proposição de se alçar
a mediação da informação e suas dimensões à condição de fundamento da Ciência da Informação.
Palavras-chave: Dimensões da mediação da informação. Mediação consciente da informação. Informação – Conceito.
Descargas
Métricas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.