Informação & Sociedade: Estudos - Espelho da Ciência da Informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57051Resumen
Pesquisa descritiva, com metodologia emetrias de informação e comunicação e de análise de conteúdo em abordagem qualiquantitativa que tem por objetivo analisar operiódico Informação & Sociedade: Estudos na sua trajetória editorial e temáticas a fim de verificar seacompanham oprocesso de desenvolvimento da Ciência da Informação erepresentam as questões contemporâneas da área. Fazem parte da pesquisa os dados referentes à revista de 1991 a 2019, com informações sobreaspublicações,autoresetemas.Acoletadedadosfoirealizadanosistemadaprópriarevista,comextraçãode informações relacionadas à autoria (nome, afiliação institucional, número de autores por artigo), aos artigos (títulos). A análise das temáticas foi realizada com recorte temporal de 2005 a 2019. Com relação à autoria há um certo equilíbrio entre artigos com dois autores e com autoria única, aumentando o número de autores ao longo dos anos, assim como a participação de parcerias interinstitucionais. Vale destacar a participação de instituições estrangeiras, principalmente da Espanha e outros países da Europa como Portugal. Na análise dos principais temas dos artigos Competência em informação, Bibliotecas, Metrias da informação e comunicação, Gestão da informação e do conhecimento são os mais frequentes. O resultado mostra um misto de temas básicos da Ciência da Informação, como Recuperação da Informação com novas abordagens, periódicos eletrônicos, bibliotecas digitais e repositórios, além de questões teóricas como Epistemologia da Ciência da Informação.
Palavras-chave: Periódicoscientíficos. Comunicação Científica. ProdutividadeCientífica. Informação &Sociedade: Estudos.
Descargas
Métricas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.