O ensino da Análise de Assunto: em busca de uma metodologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57182

Resumen

A indexação é um dos processos mais importantes em SRI para garantir a recuperação da informação e o acesso a ela, mas nem sempre o indexador possui uma formação especializada na área de tratamento de conteúdos de documentos, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista teórico. Sendo assim, é um processo que deve ser ensinado e aprendido pelos bibliotecários em todos os seus aspectos, por ser uma formação especializada, no âmbito do curso de biblioteconomia. Este artigo teve como objetivo lançar um olhar sobre a literatura existente com o intuito de conhecer o que de fato tem sido pesquisado sobre o ensino da Análise de assunto, para melhorar a subjetividade desse processo e contribuir para o ensino e a aprendizagem dessa disciplina, no âmbito dos cursos de graduação em Biblioteconomia. Esta pesquisa envolveu procedimentos de natureza teórica, empírica, descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa em relação à análise da literatura especializada da área, com resultados parciais de reflexões realizadas no âmbito do projeto de pesquisa PQ-CNPq. Constatou-se que existem muitas lacunas a serem resolvidas em relação ao ensino da Análise de assunto pelo seu caráter subjetivo, e que, por conseguinte, requer do aluno raciocínios lógicos e cognitivos, além de conhecimento da linguística e da tipologia documental. Ficou evidente a necessidade de se ter um curso bem estruturado, composto de temáticas que possibilitem o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades necessárias para a realização da atividade de análise de assunto, tendo um equilíbrio entre a teoria e a prática.

Palavras-chave: Ensino da Análise de Assunto. Ensino da Indexação. Metodologias. Análise de Assunto. Indexação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gercina Ângela de Lima, UFMG

Professora Titular na Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Publicado

2021-01-12

Cómo citar

Lima, G. Ângela de . (2021). O ensino da Análise de Assunto: em busca de uma metodologia. Informação &Amp; Sociedade, 30(4), 1–23. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57182

Número

Sección

Artigos de Revisão