ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E A GESTÃO DA QUALIDADE DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS

Autores

  • Luiza Beth Nunes Alonso Universidade Católica de Brasília
  • Clarisse Droval Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro (Portugal)
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Luci Emidio Hospital Santa Marta (Taguatinga, DF)

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Gestão Hospitalar, Acreditação Hospitalar.

Resumo

A gestão clínica e administrativa passa necessariamente pela gestão e valorização do ser humano em todos os seus aspectos constitutivos. Fazer uma gestão hospitalar voltada para a qualidade assistencial é um desafio que precisa ser almejado. A avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde é matéria de interesse do setor privado, do Estado e da Sociedade. Um dos objetivos deste artigo é o de verificar como a acreditação pode garantir maior segurança ao paciente, estudando o mapeamento e aperfeiçoamento dos processos de assistência e ainda a inserção da acreditação como incremento qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Beth Nunes Alonso, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade de Harvard (EUA) e Doutora em Educação pela mesma Universidade, atualmente é diretora e pesquisadora do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília.

Clarisse Droval, Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro (Portugal)

Graduada em Ciências contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1981) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo (1987), mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, doutorada em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro (Portugal).

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et Microélectronique de Monpellier (LIRMM), França (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Brasília, onde atua no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento.

Luci Emidio, Hospital Santa Marta (Taguatinga, DF)

Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Administração Hospitalar pela União Educacional de Brasília (UNEB) e Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é Diretora Executiva do Hospital Santa Marta (Taguatinga, DF).

Downloads

Publicado

05-07-2014

Como Citar

Alonso, L. B. N., Droval, C., Ferneda, E., & Emidio, L. (2014). ACREDITAÇÃO HOSPITALAR E A GESTÃO DA QUALIDADE DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(2), 34–49. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/19162

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles