APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPACIDADES DINÂMICAS: PROPOSTA DE UM MODELO TEÓRICO RELACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n2

Palavras-chave:

Esquecimento organizacional, Mudança Transformacional, Vantagem competitiva, Inovação

Resumo

Diante da necessidade de novas configurações dos ambientes organizacionais, a aprendizagem organizacional passou a ser considerada um fator fundamental para a inovação, vantagem competitiva e a gestão do conhecimento. É nesse sentido que este estudo tem como objetivo apresentar um modelo relacional entre os temas aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e capacidades dinâmicas. Tal abordagem se justifica mediante a possibilidade de integração conceitual entre os temas, por se tratar de assuntos complementares quando analisados em um contexto mais amplo, despertando interesse dos autores em propor um modelo teórico. Para alcançar o propósito definido, foi realizada uma revisão da literatura sobre as temáticas centrais em busca de estudos que fornecessem suporte teórico para uma ótica integrativa entre os temas. Com base nas discussões apresentadas, foi desenvolvido um modelo teórico abrangente, conciso e alinhado à literatura. O estudo evidenciou que a aprendizagem organizacional, bem como o seu processo precedente, mudança transformacional são fatores-chave para o início de uma atividade de inovação, auxiliando a institucionalização do conhecimento, que, dentro do modelo proposto, pode levar a um esquecimento organizacional como forma de adaptação aos novos processos e conhecimentos. A gestão do conhecimento institucionalizado é aplicada, ainda dentro da ideia de capacidades dinâmicas, como a atividade que direciona a inovação e o aumento do desempenho organizacional, concluindo a estrutura das capacidades dinâmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Franklin Frogeri, Universidade FUMEC.

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração. Docente no Centro Universitário do Sul de Minas – UNISMG.

Silmar Vasconcelos, Universidade FUMEC.

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Janaina Soares Silva Pereira França, Universidade FUMEC.

Mestranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Daniel Jardim Pardini, Universidade FUMEC.

Doutor em Administração pelo CEPEAD-UFMG-Birmingham University. Docente no Mestrado/Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Daniela Assis Alves Ferreira, Universidade FUMEC.

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (FUMEC). Mestre em Ciência da Informação (UFMG). Docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH)

Downloads

Publicado

30-08-2019

Como Citar

Frogeri, R. F., Vasconcelos, S., França, J. S. S. P., Pardini, D. J., & Ferreira, D. A. A. (2019). APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPACIDADES DINÂMICAS: PROPOSTA DE UM MODELO TEÓRICO RELACIONAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(2), 24–39. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n2

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles