IMAGENS TÉCNICAS E IMAGENS MENTAIS: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE C. TÜRCKE PARA UMA LEITURA DE “TERRA EM TRANSE” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Luciana Azevedo Rodrigues
  • Márcio Norberto Farias

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i1.38719

Palavras-chave:

filme, compulsão a repetição, transe, concentração.

Resumo

O filme " Terra em transe" é analisado neste trabalho a partir do pensamento de C. Türcke sobre o processo histórico e social de sedimentação e dessedimentação do sensório humano. Nele, são retomados os conceitos de compulsão a repetição traumática, exploração da concentração, dessedimentação e ressedimentação da capacidade de concentração. No desenvolvimento da análise, destaca-se um modo peculiar de evidenciar a precariedade na produção das imagens em relação viva com a precária condição do corpo humano frente ao aparato técnico de produção das imagens. A análise da estética do filme fundamentada nos conceitos filosóficos estudados evidencia-o como alegoria da necessidade humana de recuperação dos abalos sofridos seja com o Golpe Militar de 1964 seja com o turbilhão de imagens audiovisuais dos tempos atuais. Os nexos elaborados entre o transe do filme e o do tempo atual tem em vista provocar a reflexão de professores/professoras em torno da necessidade de valorizar o exercício de formar imagens mentais e o olhar retrospectivo do "transe" diário que vivem em suas práticas pedagógicas como caminho na direção de reduzir os efeitos deletérios de tal transe para o domínio da própria atenção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. Imagens de pensamento: sobre o haxixe e outras drogas. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica editor, 2013.

TÜRCKE, C. Erregte Gesellschft: Philosophie der Sensation. München: Verlag C.H. Beck. 2002

______. Sociedade Excitada: filosofia da sensação. (Trad. A. Zuin, F. Durão, F. Fontanella & M. Frungillo). Campinas: Editora da UNICAMP, 2010a.

______. Philosophie des Traums. München: Verlag C.H. Beck. 2011.

______. Filosofia do sonho. Trad. P. R. Schneider. Ijuí: Editora Unijuí, 2010b.

______. Hyperraktiv! Kritik der Aufmerksamkeitsdefizitkultur. München: Verlag C.H. Beck. 2012.

______. Hiperativos: abaixo a cultura do déficit de atenção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

VIANA, I. Arte política e a tarefa do intelectual em Terra em transe. Baleia na Rede, Marília-SP, Vol.1, n.08, pp. 161-174, 2011. Disponível em <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/baleianarede/article/view/1759>. Acesso em: 29 outubro 2017.

XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo, Brasiliense, 1993.

______. Sertão-Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

14-05-2018