APONTAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE GEORGE HERBERT MEAD E DO AGIR COMUNICATIVO DE JÜGEN HABERMAS
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41657Palavras-chave:
Irracionalismo simbólico, Ensino de Filosofia, Metodologia, Mead.Resumo
O objetivo do presente trabalho consiste em apontar as algumas contribuições do Interacionismo Simbólico de George Herbert Mead e do agir comunicativo de Jürgen Habermas, para se pensar uma metodologia de ensino de filosofia, orientada numa perspectiva de identificação, investigação epistemológica e busca por soluções de problemas, tendo o diálogo como fio condutor dessa proposta.Downloads
Referências
BANNELL, Ralph Ings. Habermas e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BECKER, Howard. Conferência: A Escola de Chicago. IN: MANA, 2(2), p. 177-88, 1996.
BLUMER, Herbert. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, C. D. (Org). Teoria da comunicação: textos básicos. São Paulo : Mosaico, 1980.
CARREIRA DA SILVA, Filipe. Em diálogos com os tempos modernos: o pensamento político e social de G. H. Mead. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.
CASAGRANDE, C. A. A formação do eu em Mead e Habermas: desafios e implicações à educação. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-Graduação em Educação. – Porto Alegre, 2012.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pensar a educação em tempos pós-metafísicos: a alternativa do Interacionismo simbólico. IN: Revista Educação. Santa Maria. Vol. 42. Nº 3. P. 629-642. Set/dez. 2017.
JOAS, Hans. Interacionismo simbólico. IN: Teoria social hoje. (Org.) Anthony Giddens e Jonathann Tuner. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa, - São Paulo: Editora UNESP, 1999. – (Biblioteca básica).
HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como “Ideologia”. Tradução de Artur Morão. Lisboa – Portugal: Edições 70, 2006b.
______. O Discurso Filosófico da Modernidade: doze lições. Tradução de Luiz Sérgio Repa, Rodnei Nascimento. – São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Tópicos).
MEAD, G. H. Mente, Self e Sociedade. (org). Charles W. Morris. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.
PHILIPP, Rita Maria Radal. Sociologia Crítica: Perspectivas Actuales. Madrid – Espanha: Editorial Síntesis, 1996.
SHOOK, J. R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Tradução de Fábio M. Said. – Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).