APONTAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE GEORGE HERBERT MEAD E DO AGIR COMUNICATIVO DE JÜGEN HABERMAS

Autores

  • José Gilliard Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41657

Palavras-chave:

Irracionalismo simbólico, Ensino de Filosofia, Metodologia, Mead.

Resumo

O objetivo do presente trabalho consiste em apontar as algumas contribuições do Interacionismo Simbólico de George Herbert Mead e do agir comunicativo de Jürgen Habermas, para se pensar uma metodologia de ensino de filosofia, orientada numa perspectiva de identificação, investigação epistemológica e busca por soluções de problemas, tendo o diálogo como fio condutor dessa proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANNELL, Ralph Ings. Habermas e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BECKER, Howard. Conferência: A Escola de Chicago. IN: MANA, 2(2), p. 177-88, 1996.

BLUMER, Herbert. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, C. D. (Org). Teoria da comunicação: textos básicos. São Paulo : Mosaico, 1980.

CARREIRA DA SILVA, Filipe. Em diálogos com os tempos modernos: o pensamento político e social de G. H. Mead. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009.

CASAGRANDE, C. A. A formação do eu em Mead e Habermas: desafios e implicações à educação. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-Graduação em Educação. – Porto Alegre, 2012.

DALBOSCO, Cláudio Almir. Pensar a educação em tempos pós-metafísicos: a alternativa do Interacionismo simbólico. IN: Revista Educação. Santa Maria. Vol. 42. Nº 3. P. 629-642. Set/dez. 2017.

JOAS, Hans. Interacionismo simbólico. IN: Teoria social hoje. (Org.) Anthony Giddens e Jonathann Tuner. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa, - São Paulo: Editora UNESP, 1999. – (Biblioteca básica).

HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como “Ideologia”. Tradução de Artur Morão. Lisboa – Portugal: Edições 70, 2006b.

______. O Discurso Filosófico da Modernidade: doze lições. Tradução de Luiz Sérgio Repa, Rodnei Nascimento. – São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Tópicos).

MEAD, G. H. Mente, Self e Sociedade. (org). Charles W. Morris. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.

PHILIPP, Rita Maria Radal. Sociologia Crítica: Perspectivas Actuales. Madrid – Espanha: Editorial Síntesis, 1996.

SHOOK, J. R. Os pioneiros do pragmatismo americano. Tradução de Fábio M. Said. – Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

FILOSOFIA E ENSINO DE FILOSOFIA