A MATERIALIDADE DO BRINQUEDO E A EXPROPRIAÇÃO CAPITALISTA DOS ESPAÇOS PARA BRINCAR

Autores

  • Luciana Azevedo Rodrigues
  • Márcio Norberto Farias

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49680

Palavras-chave:

Brinquedos, Expropriação capitalista, Espaços para brincar

Resumo

Este ensaio propõe uma discussão sobre a materialidade dos brinquedos que ocupam os espaços físicos e sociais ainda existentes e destinados ao brincar das crianças em uma cidade do interior de um Estado brasileiro. Acompanhada pelo entendimento de Walter Benjamin de que o brinquedo condensa em sua materialidade um diálogo silencioso entre adultos e crianças, o ensaio problematiza a ocupação de espaços livres para o brincar por brinquedos enormes e infláveis, elásticos e temporários oferecidos às crianças. A partir desta problematização, identifica a ausência de parques infantis permanentes nesta mesma cidade e discute tal ausência a partir das reflexões marxianas acerca da dissociação que inaugura e reinaugura constantemente o capitalismo: a dissociação do produtor e de seus meios de produção. Conclui que a expropriação do espaço do brincar e a forma intermitente e inflada dos brinquedos oferecidos para criança são expressões de um processo que desde muito cedo educa as crianças para, de um lado, não se apegarem a determinados meios de produção e, de outro lado, se entregarem ao espaço virtual sem maiores resistências ao movimento que conduz a permanência do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Azevedo Rodrigues

Professora Associada na Universidade Federal de Lavras. Doutora em Educação pela UFSCar, com Pós-Doutorado em Filosofia da Educação pela Universität Leipzig (Alemanha).

Márcio Norberto Farias

Professor Associado na Universidade Federal de Lavras. Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Araraquara, com Pós-Doutorado em Filosofia pela Universität Leipzig.

Referências

ADORNO, T. W. Minima Moralia: reflexionen aus dem beschädigten Leben. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2016.

ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Summus, 1984.

______. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, Vol. 1. 5 ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. Rua de mão única. Obras escolhidas, Vol. 2. 5 ed. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

GAGNEBIN, J. M. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro 1, Vol. II. 14a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Campinas: Ed. Unicamp, 2010.

Downloads

Publicado

16-12-2019