MARCUSE E A UTOPIA DA ABOLIÇÃO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i4.49718Palavras-chave:
Marcuse, Marx, Trabalho, Libertação, Atividade como fim em si mesmaResumo
O artigo reconstrói os momentos fundamentais da reflexão marcusiana sobre a libertação do trabalho – desde o escrito juvenil Sobre os fundamentos filosóficos do conceito de trabalho a Para a crítica do hedonismo, até Eros e civilização e o Ensaio sobre a libertação. A partir desse reconhecimento surge uma linha de tendência precisa: Marcuse tenta, muito mais nitidamente do que Marx, superar o dualismo do reino da necessidade e do reino da liberdade, para introduzir o elemento da liberdade e de uma espécie de felicidade lúdica dentro do próprio mundo da produção. A libertação é pensada nos termos de uma “supressão” do trabalho alienado, mas, ao mesmo tempo, como uma atenuação do peso das atividades finalísticas em geral em favor de atividades que são um fim em si mesmas.
Downloads
Referências
______. Il lavoro e il senso della vita. In: TOTARO, F. (Cur.). Il lavoro come questione di senso. Macerata: Eum, 2009. p. 351-363.
FREUD, S. Il disagio della civiltà e altri saggi. Torino: Bollati Boringhieri, 1971.
MARCUSE, H. Nuove fonti per la fondazione del materialismo storico. In: ______. Marxismo e rivoluzione. Torino: Einaudi, 1975. p. 63-116.
______. Sui fondamenti filosofici del concetto di lavoro nella scienza economica. In: ______. Cultura e società. Torino: Einaudi, 1969. p. 147-187.
______. Per la critica dell’edonismo. In: ______. Cultura e società. Torino: Einaudi, 1969a. p. 109-145.
______. Eros e civiltà. Torino: Einaudi, 1968.
______. Teoria degli istinti e libertà. In: ______. Psicanalisi e politica. Roma: Manifestolibri, 2006.
______. Liberazione dalla società affluente. In: LAING, R. D. et al. Dialettica della liberazione. Torino: Einaudi, 1969b. p. 177-193.
______. Saggio sulla liberazione. Torino: Einaudi, 1969c.
______. et al. Gespräche mit Herbert Marcuse. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1978.
ROBINSON, P. La sinistra freudiana. Roma: Astrolabio-Ubaldini, 1979.
ZILBERSCHEID, U. Jenseits der Arbeit: der vergessene sozialistische Traum von Marx, Fromm und Marcuse. Frankfurt a.M.; Berlin; Bern; New York; Paris; Wien: Peter Lang, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).