O QUE MOTIVA PROFESSORAS E PROFESSORES AO ENSINO DE FILOSOFIA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v15i1.70224

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Formação Docente, Motivação, Decolonialidade], Filosofia

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os fatores de motivação e os fatores de desmotivação do trabalho docente em ensino de filosofia. Consideramos este um tema de crucial importância para ser abordado na formação docente, porque o trabalho na Educação Básica sofre inúmeros ataques de autoridades governamentais e, também, de discursos que desincentivam discentes que tem interesse em atuar no ensino de filosofia, mas são impactados, tanto pela realidade da desvalorização, quanto pelos discursos negativos sobre a carreira docente. Para desenvolver este trabalho, utilizaremos como referências, teorias da psicodinâmica do trabalho, a serem aplicadas ao caso do trabalho docente e, em especial, ao ensino de filosofia. Demonstramos que alguns fatores motivacionais ligados à prática docente de filosofia seriam: metodologias, conteúdos, fundamentos decoloniais e feministas, em especial, o feminismo negro. Para tanto, utilizaremos reflexões filosóficas e pedagógicas sobre teorias e práticas decoloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCHER, E. O Mito da Motivação. In: BERGAMINI, C. W.; CODA, R. (Org.). Psicodinâmica da Vida Organizacional. São Paulo: Atlas, 1997.

CARDOSO, Camila. R.; CARRIJO, Fabiana. R.; OLIVEIRA, Manoel M. Memórias: trajetos, afetos e saberes. Curitiba: CRV, 2023.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, 2023.

DEJOURS, Cristophe. Psicodinâmica do trabalho. Tradução de Ideli Domingues. São Paulo: Atlas, 1994.

DIAS, Cristiane Correia. Por uma pedagogia Hip-Hop: o uso da linguagem do corpo e do movimento para a construção da identidade negra e periférica. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação / Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2018.

FLEMING, N. D. Teaching and learning styles: VARK strategies. Christchurch, New Zealand: N. D. Fleming, 2001.

GOLDSCHMIDT, V. A Religião de Platão. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1963.

HARPER, Babbete; CECCON, Claudius; OLIVEIRA, Miguel D.; OLIVEIRA, ROSISKA, D. Cuidado, Escola!

RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Rufino. Exu e a pedagogia das encruzilhadas. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2017.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Edição

Seção

GÊNERO, DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE