Digestibilidade "In Situ" da Matéria Seca da Silagem de Capim Elefante (Pennisetum Purpureum Schum) com Diferentes Níveis de Cunhã (Clitoria ternatea L.)

Autores

  • Tereza Cândida Diniz Gonçalves UFPI
  • Abelardo Ribeiro de Azevedo
  • Francisco de Assis Vasconcelos Arruda
  • Pedro Zione Souza

Resumo

A pesquisa foi realizada no Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-CE, com o objetivo de avaliar a digestibilidade in situ da matéria seca (DISMS) da silagem de capim elefante com diferentes níveis de cunhã (0; 10; 20; 30; 40%). As silagens foram obtidas a partir do capim elefante e de cunhã cortada manualmente aos 60 e 56 dias de crescimento, respectivamente. As forrageiras foram picadas, pesadas e homogeneizadas nas devidas proporções. Utilizaram-se silos experimentais de PVC, com capacidade para 2,5 kg de forragem, onde o material permaneceu por 62 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 5 tratamentos, níveis de cunhã (0; 10; 20; 30; 40%) e 5 repetições. A DISMS não apresentou diferença (P>0,05) entre diferentes níveis de cunhã. Todas as silagens apresentaram coeficiente de digestibilidade superiores a 50%, caracterizando silagens com bom valor nutritivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-07-12

Como Citar

Gonçalves, T. C. D., Azevedo, A. R. de, Arruda, F. de A. V., & Souza, P. Z. (2009). Digestibilidade "In Situ" da Matéria Seca da Silagem de Capim Elefante (Pennisetum Purpureum Schum) com Diferentes Níveis de Cunhã (Clitoria ternatea L.). Revista Científica De Produção Animal, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42638

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>