SIGNIFICAÇÕES DO CURRÍCULO-AVALIAÇÃO
da estabilidade à contingencialidade discursiva
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v18i1.73841Palavras-chave:
Avaliação educacional, Estabilidade, Contingencialidade discursiva, TradiçõesResumo
Este estudo se inscreve no campo das questões curriculares-avaliativas e toma a avaliação educacional como objeto de discussão. Assim, neste texto são desenvolvidas reflexões acerca dos múltiplos fios discursivos que, em diferentes momentos sócio-históricos, têm constituído os modos de conceber, significar e tecer a avaliação. À luz de aportes teóricos pós-estruturais, discutimos aqui os entrelaçamentos discursivos constitutivos dos processos de significação da avaliação, problematizando as estabilidades e contingencialidades que erguem tal prática. As reflexões aqui tecidas nos possibilizaram evidenciar os movimentos de sentidos expressivos de (de)sedimentações de discursos ainda muito cristalizados acerca da avaliação. Assim, identificamos a recorrência de significantes (classificação, controle e regulação) que erguem tradições historicamente enraizadas no campo educacional. Contudo, face a movimentos mais amplos de reconstrução dos sentidos da escola e de redefinição das práticas sociais, evidenciamos as impossibilidades de constituição de uma plenitude discursiva que cesse os jogos de linguagens em torno da avaliação.
Downloads
Métricas
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Estado, Políticas Educacionais e obsessão avaliativa. Contrapontos, v. 7, n. 1, p. 11-22, 2007.
ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; MAGALHAES, Priscila Maria Vieira dos Santos; GONÇALVES, Crislainy de Lira. Direito à educação como princípio de justiça social: um olhar para as políticas avaliativas e suas reverberações no cenário curricular. Revista e-curriculum, v. 17, n. 3, p. 1075-1100, 2019.
BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem fronteiras, v.1, n.2, p. 99-116, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Trad. Mateus S. Soares Azevedo. 4ª edição. Editora Vozes: Petrópolis, 2001.
BURITY, Joanildo. Desconstrução, hegemonia e democracia: o pós-marxismo de Ernesto Laclau. Recife: Fundaj, 1997.
BURITY, Joanildo. Teoria do Discurso e Educação: reconstruindo o vínculo entre cultura e política. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 07-29, 2010.
DERRIDA, Jacques. Observações sobre desconstrução e pragmatismo. In: MOUFFE, Chantal (Org.). Desconstrução e Pragmatismo. Tradução Vitor Dias Maia Soares. 1. Ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 119-121.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
FREITAS, Luis Carlos. (Org.) Avaliação Educacional: caminhando pela Contramão. Editora Vozes, 2009.
GARCIA, Regina Leite. A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso. In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Petrópolis: DP et Alii, 2008. p. 29-49.
GOMES, Suzana dos Santos. Avaliação da aprendizagem na organização escolar em ciclos: concepções, práticas, sentidos e significados atribuídos pelos professores. In: Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 28., 2005, Caxambu. Anais [...] Caxambu: ANPED, 2005. n.p.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LACLAU, Ernesto. Nuevas reflexiones sobre la revolución de nuestro tempo. 2ª ed. Buenos Aires: Nueva Visión, 2000.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução de Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.
LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. Curricular studies and their relation with the political agenda for education. Transnational Curriculum Inquiry, v. 9, n. 2, p. 35-49, 2012.
Lima, Licínio C. Avaliação, competitividade e hiperburocracia. In: ALVES, Maria Palmira; Ketele, Jean-Marie de (Orgs). Do Currículo à Avaliação, da Avaliação ao Currículo. Porto: Porto Editora, 2011, p. 71-81.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
LOPES, Alice Casimiro. Normatividade e intervenção política: em defesa de um investimento radical. In: LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel de (Orgs). A teoria do discurso em Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Ed. Annablume, 2015. p. 117-147.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth Macedo. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 248-282.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MACEDO, Elizabeth. As demandas conservadoras do movimento escola sem partido e a base nacional curricular comum. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, p. 507-524, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177445.
MACEDO, Elizabeth. “A Base é a base”. E o currículo é o que? In: AGUIAR, Márcia Ângela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 28-33.
MAGALHÃES, Priscila Maria Vieira dos Santos. “Eu achava as formações a coisa mais rica do mundo! E às vezes não era nem o tema, nem o formador, era aquela troca entre os professores”: redes outras de políticas-práticas tecidas no cotidiano escolar. 2024. 230f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
MARINHO, Paulo; FERNANDES, Preciosa; LEITE, Carlinda. A avaliação da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum, v. 36, n. 1, p. 153-164, 2014.
MARINHO, Paulo; LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A avaliação da Aprendizagem: Um ciclo vicioso de “testinite”. Estudos em Avaliação Educacional, v. 24, n. 55, p. 304-334, 2013.
MATHEUS, Danielle dos Santos; LOPES, Alice Casimiro. Sentidos de Qualidade na Política de Currículo (2003-2012). Educação & Realidade, v. 39, n. 2, p. 337-357, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/4JCT7CZHzYpmbn4nKv5gQdc/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 18 abr. 2025.
MELO, Maria Júlia Carvalho; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 1-20, 2022.
MENDEZ, Juan Manoel Álvares. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MENDONÇA, Daniel de; RODRIGUES, Léo Peixoto. Em torno de Ernesto Laclau: pós-estruturalismo e teoia do discurso. In: MENDONÇA, Daniel de; RODRIGUES, Léo Peixoto (Orgs). Pós-estruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2. Ed. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014. p. 25-34.
MILLER, Janet L. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3, p. 2043-2063, 2014.
MOUFFE, Chantal. Agonística: Pensar el mundo politicamente. 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice Nogueira. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade v. 23, n. 78, p. 15–35, 2002.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Currículos e pesquisa com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos pensadospraticados pelos praticantespensantes dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (Orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro: De Petrus, 2013, p. 47-70.
ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho; OLIVEIRA, Renata Leite de. Diferença e insubordinação criativa: negociando sentidos com a avaliação. REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 91-105, 2017.
PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. In: ESTRELA, Albano; NÓVOA, António (Orgs). Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1999. p. 171-188.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação Educativa: Produção de sentidos com valor de formação. Avaliação, v. 13, n. 1, p. 193-207, 2008.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação Educacional: Teoria-Planejamento-Modelos. São Paulo: Ibrasa, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Espaço do Currículo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.