Demagogos políticos: Max Weber e os profetas de Israel
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2023v20n1.67226Resumo
Quais são as características e qual é a atualidade da Sociologia dos profetas de Max Weber? Para responder a estas perguntas, o artigo situa a reflexão de Weber sobre os profetas no contexto da pesquisa bíblica de sua época. Apesar das mudanças nesta área, defende-se que a atualidade da Sociologia weberiana do profetismo consiste em abordar o fenômeno a partir de múltiplos níveis. Em primeiro lugar, adota-se uma perspectiva transcultural que define este fenômeno a partir do plano geral do carisma. No plano intra-cultural ocidental, por sua vez, a profecia é definida pelo seu caráter ético ou emissário. No plano interno da história da Israel, Weber propõe uma perspectiva sociológica original que define os profetas pelo seu papel político no plano internacional. Por fim, do ponto de vista de sua evolução histórica, descreve-se a evolução da profecia como um processo de racionalização interna e como ponto de partida do processo de desencantamento do mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.