AUTA DE SOUZA

UMA VOZ QUE ECOA PARA ALÉM DO HORTO

Auteurs

Mots-clés :

Literatura Post Mortem, Literatura Espírita, Beletristas Nordestinas Silenciadas

Résumé

Auta de Souza, a poetisa potiguar mais conhecida fora de seu lugar de origem, segundo a crítica literária de seu tempo, surpreendentemente é desconhecida por grande parte do público leitor hodierno. Porém, mais surpreendente ainda é o fato de que, tendo escrito uma única obra em vida, sua produção post mortem, prolífica e atuante, desafie a compreensão e nos convide a (re)visitá-la. Neste artigo, tratamos de sua vida e de seu legado literário que extrapola para outras paragens. Para a realização deste estudo bibliográfico – uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório –, baseamo-nos em teóricas e teóricos basilares, tais como, a saber: Cascudo (1944), Duarte e Macêdo (2013), Farias (2013a; 2013b), Gomes (2000) e Muzart (1991), dentre outras e outros. Conclui-se que estudar Auta de Souza, com sua voz etérea que ecoa para além do Horto, é cada vez mais necessário nos tempos que correm – principalmente porque resgata o que de melhor nossa essência guarda das memórias inefáveis e indeléveis da infância e da juventude, dobrando-se com resiliência diante dos obstáculos e transcendendo-os, tal como o fez em vida e o faz no além-túmulo essa beletrista nordestina oitocentista imorredoura e que o Cânone Literário Brasileiro jamais conseguiu amordaçar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Yls Rabelo Câmara, Universidad de Santiago de Compostela

Yls Rabelo Câmara, brasileira e espanhola, tem estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e é Doutora e Mestra em Filología Inglesa (Letras – Língua Inglesa) pela Universidad de Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha. É Especialista em Ensino de Espanhol – Língua Estrangeira pela Uniateneu e Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras – Inglês pela Uece. Tem Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela Uece e atualmente é Licencianda de Letras Espanhol, Pedagogia e História pelo Centro Educacional Estácio do Ceará. É professora de idiomas há trinta e quatro anos. Dedica-se à investigação e publicação acadêmicas de trabalhos sobre os costumes, as literaturas, as mitologias, as tradições, as crenças e os folclores dos povos de fala portuguesa, inglesa e espanhola – em especial, as rezadeiras e os profetas da chuva –, e debruça-se sobre a Literatura Produzida por Mulheres, com lauta produção nessa seara. É a idealizadora, a Orientadora e a Líder do Grupo de Estudos Filhas de Avalon, que conta com participantes em oito países (Brasil, Espanha, França, Portugal, Holanda, País de Gales, Colômbia e Egito) e investiga escritoras nacionais e internacionais, pretéritas e atuais – especialmente as silenciadas e apagadas pelos cânones literários. Neste momento, a Dra. Yls Rabelo Câmara inicia sua carreira como biógrafa.

Téléchargements

Publiée

2024-02-16

Comment citer

Câmara, Y. R. (2024). AUTA DE SOUZA: UMA VOZ QUE ECOA PARA ALÉM DO HORTO. Revista LiteralMENTE, 3(Especial), 9–28. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/68597

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ “ESCRITORAS NORDESTINAS OFUSCADAS PELO CÂNONE LITERÁRIO BRASILEIRO"

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice