UMA ANÁLISE DO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA
Palavras-chave:
Consciência fonológica, Aprendizagem, Leitura, EscritaResumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental, com crianças de 1º ano e 2º anos. Através dos estudos foi possível desenvolver reflexões sobre a estrutura da consciência fonológica e sua relação com a escrita. Dentre os objetivos propostos para o referido estudo selecionar, organizar e desenvolver ações psicopedagógicas envolvendo a leitura e a escrita, a fim de estabelecer conexões sobre a aquisição destes e a consciência fonológica. Como atividades desenvolvidas foram realizadas tarefas de discriminação auditiva de palavras através de sílabas iniciais e finais; de construção de rimas; de jogos envolvendo linguagem escrita; de leituras e construção de histórias baseadas em contos de fada e atividades no computador. Concluímos que o processo evolutivo ocorrido na aquisição da escrita é paralelo ao observado na leitura, que os diferentes níveis de desenvolvimento da escrita mantêm uma estreita conexão com o desenvolvimento da leitura, que o uso de pistas grafo-fônicas é fundamental para o progresso inicial na leitura.Downloads
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Publicado
06.04.2012
Como Citar
LIMA, M. J. de. UMA ANÁLISE DO APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 204–217, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/10964. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos