“... e a experiência, conta!: reflexões sobre a trajetória pessoal e profissional de uma formanda em pedagogia.
Palavras-chave:
Formação e prática pedagógica, Contação de história, Lúdico.Resumo
O curso de pedagogia, e a prática pedagógica são bastante complexos e representam grandes desafios. Neste artigo destaco aspectos da minha formação profissional expressos em um memorial de formação e prática pedagógica, com suporte em pensadores que tiveram diretamente ligados aos meus questionamentos. Como educadora faço uma discussão em torno da consciência de promover a leitura de forma agradável diante da sua importância para a vida social e cultural do educando. Aprendi com a experiência do estágio supervisionado que o educador é um constante pesquisador e a mediação feita entre aluno e professor, os torna parte integrante do processo de aprendizagem. Acredito, em especial, que a contação de histórias seja um canal de aprendizagem, pois desperta nas crianças o gosto pela leitura e pela escrita. Trabalhar com a leitura por meio de encenação facilita a reflexão da criança pois associa o imaginário ao real. Acrescento, por fim, neste trabalho, o aspecto do lúdico em diversos contextos, pois acredito que por meio do lúdico é possível desenvolver a memória, tornar o aluno crítico e reflexível. Palavras-chave: Formação e prática pedagógica; Contação de história; Lúdico.Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1994.
ALVES, Rubem. O desejo de ensinar e a arte de aprender. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006.
BRASIL, Lei 9394 de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em jun.2013.
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez, 2001
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.
FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102pBlog WWW.materiaisdiferenciadosemsaladeaula.
FRANCO, Maria Amélia Santoro Franco; GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1982.
FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra 31o Edição, São Paulo 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, 1983.
PRIOLLI, J. Fraldas e livros. Nova Escola. Edição Especial Leitura, nº 18. São Paulo: Abril, 2008.
SCARPA, Regina Scarpa. Artigo sobre alfabetização .
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.