O canteiro de obras como espaço educativo: um relato de experiência
Palavras-chave:
Currículo, Espaço não escolar, EJAResumo
Este artigo se origina de uma experiência/vivência das autoras como educadoras de um projeto de extensão, que desenvolve atividades pedagógicas dentro de canteiros de obras da construção civil, numa perspectiva popular de Educação de Jovens e Adultos. Objetiva-se a alfabetização e pós-alfabetização de trabalhadores desta categoria ocupacional. O currículo centra-se numa proposta educativa que foca na função social da escola e na apropriação cultural do sujeito. Assumem-se as concepções teóricas de FREIRE (1983), onde se trabalha a aprendizagem que surge do conhecimento já existente nos sujeitos e o ensino a partir de temas geradores do cotidiano dos educandos. Estabelecem-se interlocuções com textos de YOUNG (2009) e CANDAU & MOREIRA (2008), que consideram o conhecimento e a cultura como elementos centrais do currículo. Apesar de o projeto estar em andamento podemos inferir que a “escola” em questão traz grandes contribuições para o campo de educação popular, pois possibilita ensinar e aprender de forma contextualizada, dinâmica, reflexiva e crítica; direcionando o olhar para um segmento do mundo do trabalho e da nossa sociedade que é excluída do universo escolar formal, seja por falta de oportunidades seja pela falta de motivação por parte da escola convencional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03.03.2013
Como Citar
MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS, S.; HELENY NUNES COSMO DA, F.; MARIA GORETE SANTOS JALES DE, M. O canteiro de obras como espaço educativo: um relato de experiência. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 45–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/15420. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos