MOTIVOS QUE LEVARAM OS ACADÊMICOS EM LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS- QUÍMICA E BIOLOGIA A OPTAREM PELO SEU CURSO.

Autores

  • Kellen Cristina Martins Mayer Universidade do Estado do Pará
  • Erica Santana Viana da Silva Universidade do Estado do Pará
  • José Anchieta de Araujo Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Opção profissional, Licenciatura, Professor.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi conhecer os motivos pelos quais os acadêmicos da Universidade do Estado do Pará, do município de Redenção, tiveram ao optar pela Licenciatura Plena em Ciências Naturais–Química ou Biologia, e qual a importância do curso aos mesmos. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário quali-quantitativo, nas três salas de Licenciatura, somando 59 acadêmicos. Obtiveram-se os seguintes resultados: 14 alunos disseram que “gostar do curso é fundamental”; muitos alunos mudam-se de sua cidade natal para tentar passar no vestibular (16 alunos). E de encontro com essa afirmativa 8 alunos escolheram seu curso vinculando as duas opções seguintes: Pela baixa concorrência no vestibular e falta de opção na cidade natal, deixando claro que as escolham são focadas entre as três opções já citadas. Conclui-se então, apesar dos motivos da escolha do curso, é necessária uma tomada de atitude, conscientização e investimentos para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellen Cristina Martins Mayer, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em ciências Naturais- biologia/ Monitora de disciplina

Erica Santana Viana da Silva, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em ciências Naturais- biologia

José Anchieta de Araujo, Universidade do Estado do Pará

Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Referências

AGUIAR, Bruna; SOLDADO, Emerson Barão Rodrigues. 2009. Quem quer ser professor? Visão dos formandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. São Paulo.

ANDRADE, Juliana Gimenes; SANTANA, Aline Mendonça; PAGAN, Acácio Alexandre. 2012. Motivos de escolha do curso e expectativas profissionais e graduandos de química Licenciatura, do campus prof. Alberto Carvalho, em relação à docência. In: VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, São Cristóvão, 20 a 22 de setembro de 2012.

AZEVEDO, Aline Cleide Batista; ARAGÃO, Ana Lúcia Assunção. 2006. Profissão professor: um diálogo acerca das possibilidades e desafios.

BRASIL. Governo do estado do Amapá. 2011. Universidade do estado do Amapá (UEAP). Projeto pedagógico do curso de licenciatura plena em ciências naturais, Macapá – AP.

CARMO, Solange Do; SCHIMIN, Eliane Strack. 2008. O Ensino da Biologia através da Experimentação.

CRUZ, Giseli Barreto da; ANDRÉ, Marli; PASSOS, Laurizete Ferragut. 2012. O papel das práticas de licenciatura no desenvolvimento profissional de professores em início de carreira. In:III Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción Profisional a La Docencia. Santiago do Chile, 20 de fev. a 2 de mar de 2012.

KRASILCHIK, Myriam, 2000. Reformas e Realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em perspectiva, 14(1) 2000.

Downloads

Publicado

26.03.2015

Como Citar

MAYER, K. C. M.; SILVA, E. S. V. da; ARAUJO, J. A. de. MOTIVOS QUE LEVARAM OS ACADÊMICOS EM LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS- QUÍMICA E BIOLOGIA A OPTAREM PELO SEU CURSO. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 65–75, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/18340. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação