Narrativas que Educam: O Papel dos Memoriais Acadêmicos na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n17.72091Resumo
Este estudo perscruta percepções dos licenciandos em Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), por meio da análise de memoriais acadêmicos. O objetivo primordial consiste em explorar suas motivações para aderir ao programa, documentar as experiências e elencar os desafios enfrentados por eles. Destaca-se a importância dos memoriais acadêmicos na reflexão sobre a prática pedagógica. Os licenciandos perceberam a relevância intrínseca deste registro, destacando sua capacidade de servir como um repositório da memória coletiva da educação. Dessa forma, este trabalho não apenas contribui para a compreensão da formação docente em Ciências Agrárias, mas também oferece uma perspectiva imersiva sobre a jornada formativa daqueles que abraçam o ofício de educador.