Narrativas que Educam: O Papel dos Memoriais Acadêmicos na Formação Docente

Autores

  • Nyla Nunes do Rosario UFPB
  • Isabelle da Costa Wanderley Alencar
  • Silvania Lúcia de Araújo Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n17.72091

Resumo

Este estudo perscruta percepções dos licenciandos em Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), por meio da análise de memoriais acadêmicos. O objetivo primordial consiste em explorar suas motivações para aderir ao programa, documentar as experiências e elencar os desafios enfrentados por eles. Destaca-se a importância dos memoriais acadêmicos na reflexão sobre a prática pedagógica. Os licenciandos perceberam a relevância intrínseca deste registro, destacando sua capacidade de servir como um repositório da memória coletiva da educação. Dessa forma, este trabalho não apenas contribui para a compreensão da formação docente em Ciências Agrárias, mas também oferece uma perspectiva imersiva sobre a jornada formativa daqueles que abraçam o ofício de educador.

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Publicado

30.12.2024

Como Citar

NUNES DO ROSARIO, N.; ALENCAR, I. da C. W.; LÚCIA DE ARAÚJO SILVA, S. Narrativas que Educam: O Papel dos Memoriais Acadêmicos na Formação Docente. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 33–43, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2024v8n17.72091. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/72091. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Temas Diversos em Educação