Diretrizes Éticas de Publicação

Ao submeterem manuscritos para a Revista Lugares de Educação (RLE), seja como artigos, ensaios, relatos de experiência ou entrevistas, os autores declararão, na ação, que o conteúdo possui autoria própria e que não contém nenhuma forma de plágio. Os autores deverão submeter somente manuscritos que sejam totalmente inéditos, ou seja, que não tenham sido submetidos e/ou publicados em outro periódico, tampouco em outro idioma. Não será tolerado qualquer tipo de plágio. 

A avaliação dos manuscritos submetidos se dará como duplo-cego. Assim sendo, os pareceristas farão a leitura e procederão aos comentários, levando-se em consideração as Diretrizes para Autores e Políticas da RLE. O objeto de avaliação pelos pareceristas será o conteúdo intelectual do manuscrito. 

Todos - entre autores e pareceristas - se comprometem em assegurar o respeito à diversidade, seja de raça, de gênero, de orientação sexual, de religião, de origem geográfica ou de pensamento político. 

Os manuscritos que tenham origem em pesquisas com seres humanos devem conter a informação comprobatória de aprovação pelo Comitê de Ética ou da Plataforma Brasil. 

Os editores e pareceristas tratam de forma confidencial os manuscritos que estão sob análise, tanto os que serão aprovados, rejeitados ou que estiverem em fase de ajustes. O conteúdo, parcial ou total, só poderá se tornar conhecido quando for publicado. 

Os editores se mantêm atentos para a preservação da ética na pesquisa. Caso seja detectado plágio após a publicação, a RLE irá notificar os autores, podendo excluir a publicação. 

Há cuidado com dados pessoais, de modo que nomes e endereços, bem como os dados necessários apenas para o cadastro na RLE serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.