HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ARTICULANDO CIÊNCIA, ENSINO, CULTURA E POLÍTICA

Autores

  • Gustavo Manoel da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão

Palavras-chave:

Ensino de História, Historiografia, Cultura Afro-Brasileira

Resumo

Este trabalho busca articular algumas relações existentes entre história, linguagem e ensino a fim de propiciar aos docentes referenciais históricos sobre a forma como compreendemos a cultura afro-brasileira, analisando os efeitos de significação de cada definição de cultura afro-brasileira e suas consequências políticas ante a população negra. Espera-se com isso problematizar e instrumentalizar algumas representações e práticas de ensino de história e cultura afro-brasileira que ainda são percebidas mesmo após dez anos de reflexões e proposições a partir da Lei nº 10.639/03.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Manoel da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão

 Professor Assistente 1 do curso de História, Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Sertão. Mestre em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua nos seguintes temas: História da África, Ensino de História, Cultura Afro-Brasileira, História e Linguagem, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/HISTÓRIA. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diversidade no Sertão Alagoano (NUDES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História, Sociedade e Cultura (GEPHISC).

Publicado

30.11.2014

Como Citar

GOMES, G. M. da S. HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ARTICULANDO CIÊNCIA, ENSINO, CULTURA E POLÍTICA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 93–111, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21678. Acesso em: 16 abr. 2024.