HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ARTICULANDO CIÊNCIA, ENSINO, CULTURA E POLÍTICA
Palavras-chave:
Ensino de História, Historiografia, Cultura Afro-BrasileiraResumo
Este trabalho busca articular algumas relações existentes entre história, linguagem e ensino a fim de propiciar aos docentes referenciais históricos sobre a forma como compreendemos a cultura afro-brasileira, analisando os efeitos de significação de cada definição de cultura afro-brasileira e suas consequências políticas ante a população negra. Espera-se com isso problematizar e instrumentalizar algumas representações e práticas de ensino de história e cultura afro-brasileira que ainda são percebidas mesmo após dez anos de reflexões e proposições a partir da Lei nº 10.639/03.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30.11.2014
Como Citar
GOMES, G. M. da S. HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA PARA A DESCOLONIZAÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA: ARTICULANDO CIÊNCIA, ENSINO, CULTURA E POLÍTICA. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 93–111, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/21678. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos