Nadando contra a Corrente

Equidade e Desempenho nas Redes Municipais de Ensino Fundamental em Minas Gerais

  • Victor Barcelos Ferreira FJP
  • Bruno Lazzarotti Diniz Costa FJP
Palavras-chave: educação, políticas públicas, equidade, regressão lógística

Resumo

A influência da origem social e das condições socioeconômicas sobre as realizações educacionais é uma temática central nas discussões relacionadas às políticas públicas, seja no enfoque da educação com um fim, ou como um meio para o alcance de outros fins na provisão de bens públicos. O presente trabalho realiza um esforço exploratório para investigar as redes municipais de educação de Minas Gerais, em sua capacidade de amortecer desigualdades sociais sobre os seus resultados, e refletindo sobre que recursos e práticas da gestão pública que podem estar contribuindo para esta capacidade de proporcionar desempenhos mais satisfatórios em condições socioeconômicas desfavoráveis. Investimentos em infraestrutura, provendo acesso equitativo ao alunado parecem relacionados a bons resultados em promover uma educação que consiga ser equitativa sem prejudicar o desempenho dos alunos.

Biografia do Autor

Bruno Lazzarotti Diniz Costa, FJP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Pesquisador Pleno III do Fundação João Pinheiro.

Publicado
2020-07-31