FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
Resumo
O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma breve análise sobre formação de professores no Nordeste do Brasil, especificamente, na região do Cariri Cearense, através da identificação das referências à sua formação profissional, promovendo uma ampliação tanto quantitativa, quanto posteriormente, qualitativa desse campo. O universo do estudo compreendeu 30 docentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, localizados na região do Cariri, estado do Ceará. Através do uso de uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo dos discursos leigos sobre a formação de professores, as narrativas orais com fins de pesquisa social foram analisadas a partir da perspectiva dos informantes. A amostra proposital (purposeful sampling) foi composta por 05 professores, por apresentarem um perfil de inclusão propício à contextualização da temática. Percebemos que as narrativas dos docentes contêm um sentido socialmente particularizado, face ao que é evidenciado nas vivências e interpretações com sua prática, daí a busca por decodificadores no restabelecer uma conexão discursiva que possa traduzir a intensidade do ato pedagógico.
Palavras-chave: Formação de professor. Narrativas. Educação.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L.G.C.; PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
BORGES, C.M.F. Forma e prática pedagógica do professor de educação física: A construção do saber docente. In: XXIX Reunião Anual da Anped. Anais... [S.l.: s.n.], 1996.1 disquete.
CALDEIRA, M.S. A apropriação e a construção do saber docente e a prática cotidiana. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 95, nov. 1995.
CUNHA, M.I. (Org.). Reflexões e práticas na pedagogia universitária. São Paulo: Papirus, 2007.
FIORENTINI, D.; SOUZA E MELO, G.F. Saberes docentes: Um desafio para acadêmicos e práticos. Rev. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.
GUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporâneas sobre o saber docente. Ijui: UNIJUÍ, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação).
GUIERRERO, S. Manual de sociologia de La educación. Madri: sintesis, 1996.
HATCH, J.A; WISNIESWSKI, R. Life history and narrative.London: Falmer, 1995.
JOVCHELOVITCH, S; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In. BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
LAMNEK. S. Qualitative sozialforeschung. Munich: Psychologie Verlags Union, 1989.
LEITE, D. Pedagogia universitária: conhecimento, ética e política na educação superior. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 1999.
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto, 1992.
______. Os professores e as histórias da sua vida. In: _____. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto,1995.
NUNES, C.M.F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.
PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____.(Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
RIBAS, M. H. (Org.). Formação de professores: escolas, práticas e saberes. Ponta Grossa: Ed. da UEPG, 2004.
SILVA, M.H.G.F. Saber docente: contingências culturais, experiências, psico-sociais e formação. In. XX Reunião Anual da Anped. Anais... [S.l.: s.n.], 1997.1 disquete.
SCHUTZE, F. Narrative repraesentation kollekiver schicksalsbetroffenheit. In:
LAEMMERT, E. Erzaehlforschung. Stuttgart: J.B. Mentzier, 1983.
_______. Die technik dês narrtiven interviews in interaktionsfeldstudien: dargestelli na Einem projekt zur erforschung Von kommunalen machtstrukturen. Manuscript of Bielefeld, Departamento of sociology, 1977. (in press).
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999.
THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: XVIII Reunião Anual da Anped. Anais... [S.l.: s.n.], 1995.
VIEIRA, F. P. (In)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo sem fronteiras, v.5, n.1, jan./jun.2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).