FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL

Autores

  • Martha Maria Macedo Bezerra UECE
  • Maria Socorro Lucena Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rivalina Maria Macedo Fernandes UFPB

Resumo

O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma breve análise sobre formação de professores no Nordeste do Brasil, especificamente, na região do Cariri Cearense, através da identificação das referências à sua formação profissional, promovendo uma ampliação tanto quantitativa, quanto posteriormente, qualitativa desse campo. O universo do estudo compreendeu 30 docentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, localizados na região do Cariri, estado do Ceará. Através do uso de uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo dos discursos leigos sobre a formação de professores, as narrativas orais com fins de pesquisa social foram analisadas a partir da perspectiva dos informantes. A amostra proposital (purposeful sampling) foi composta por 05 professores, por apresentarem um perfil de inclusão propício à contextualização da temática. Percebemos que as narrativas dos docentes contêm um sentido socialmente particularizado, face ao que é evidenciado nas vivências e interpretações com sua prática, daí a busca por decodificadores no restabelecer uma conexão discursiva que possa traduzir a intensidade do ato pedagógico.

Palavras-chave: Formação de professor. Narrativas. Educação.

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Biografia do Autor

Martha Maria Macedo Bezerra, UECE

Mestre em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE/Fortaleza/CE).

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

 

[1] Professora e pesquisadora em Didática e Estágio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Doutora pela FEUSP, Fortaleza, Ceará - Brasil.

Rivalina Maria Macedo Fernandes, UFPB

 

Mestre em Gestão em Organizações Aprendentes – UFPB.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

BEZERRA, M. M. M.; LIMA, M. S. L.; FERNANDES, R. M. M. FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 137–149, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA

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