O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO ORIENTADOR DAS PRÁTICAS ESCOLARES
THE POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT AS A GUIDING PRINCIPLE FOR SCHOOL PRATICES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.52963Palavras-chave:
Participação coletiva, Projeto Político Pedagógico, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho objetiva evidenciar a importância da construção e consolidação das ações contidas no Projeto Político Pedagógico (PPP) para o melhor desenvolvimento das atividades escolares, tendo como meta a formação de cidadãos críticos e reflexivos, contribuindo, desse modo, com as transformações sociais. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa, por intermédio da pesquisa bibliográfica, embasado em autores que apresentam um posicionamento dialógico e apontam caminhos possíveis para a construção do PPP, sendo que este vai além de um simples documento, devendo constar as ações a serem colocadas em prática pelos agentes que compõem o meio escolar, objetivando a qualidade permanente da educação, uma vez que o foco principal do PPP deve ser o ensino e a aprendizagem. Enfatizamos a construção coletiva do projeto, no sentido de envolver toda a comunidade e fazê-la refletir sobre o quanto se torna necessário e imprescindível tornar-se parte desse processo, enquanto sujeito consciente e responsável por tomar para si um desafio que busca tornar a sociedade um espaço mais igualitário, promotor de uma educação inclusiva, democrática, cidadã e, acima de tudo, de qualidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Brasília/DF: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL/MEC. Lei 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 26 de dezembro de 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 25 abr. 2020.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petropólis/RJ: Vozes, 2014.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Século XXI Escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREITAS, Luiz Carlos de et al. Dialética da inclusão e da exclusão: por uma qualidade negociada e emancipadora nas escolas. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claúdia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. São Paulo: Mercado de Letras, 2004, p. 61-88.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, Florianópolis, v.10, mai. 2007. p. 37-45. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S141449802007000300004/5742>. Acesso em: 25 abr. 2020.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico das escolas. São Paulo: Cortez, 2005.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar - histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: Editora Intermeios, 2015.
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teoria da educação; curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVA, Maria Abadia. Do projeto político do Banco Mundial: ao projeto político pedagógico da escola pública brasileira, Cadernos CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, dez. 2003. p. 283-301. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a03v2361.pdf>. Acesso em 25 abr. 2020.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. ed. Campinas/SP: Papirus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).