DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
ACADEMIC PERFORMANCE AND HARDSHIPS OF STUDENTS IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.49798Palavras-chave:
Bolsas de Estudo, Avaliação do Rendimento da Educação, Democratização da EducaçãoResumo
A inclusão de alunos com baixa renda na universidade é complexa e demanda suporte financeiro e psicológico ao longo da vida universitária do estudante em vulnerabilidade socioeconômica. A política de assistência estudantil tem a finalidade de ampliar as condições de acesso e permanência desses estudantes. O objetivo do trabalho é analisar o desempenho acadêmico e as dificuldades peculiares dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Os dados foram obtidos de 189 questionários respondidos por alunos cadastrados nos programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília -UnB e analisados por meio da regressão logística. Os resultados não indicaram um desempenho acadêmico inferior do estudante em vulnerabilidade socioeconômica e nem maiores problemas de assédio moral com esse perfil de estudante. Porém, os resultados foram conclusivos no indicativo de que as dificuldades decorrentes da necessidade de trabalhar e da pior formação no ensino médio limitaram o desempenho acadêmico do estudante em vulnerabilidade socioeconômica na UnB.
Palavras-chave: Bolsas de Estudo. Avaliação do Rendimento da Educação. Democratização da Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).